top of page
  • Nuno Sampaio

Telecomunicações



O dia 17 de Maio representa à nível mundial o dia de reflexão sobre as Telecomunicações e sobre a Sociedade de Informação.

Desde o início dos descobrimentos que a sociedade global se tem vindo a juntar, a troca de mercadorias e acima de tudo a troca de informações têm sido bens essenciais para o desenvolver das sociedades nos últimos séculos. O principal desenvolvimento a nível das grandes trocas de informação dá-se no século XX, quando acontece a chamada revolução das telecomunicações. Os períodos de guerra, embora bastante negativos em muitos aspetos, permitiram que se procurasse aumentar o nível das informações trocadas – dando origem a um mundo completamente diferente. A invenção da TV, do telemóvel e da internet são demonstrações da incessante procura do ser humano de libertar, automatizar e tornar mais rápida a troca de informações.

Grande parte do processo de globalização assenta na comunicação, no intercâmbio cultural e económico através de informações que permitem partes diferentes do planeta terem acesso a perspetivas e modos de ver o mesmo mundo em que vivem, totalmente diferentes. O acesso às telecomunicações é global, mas a distribuição dessas tecnologias não chega a todos da mesma forma e inclusive em muitos dos casos chega mesmo de formas acentuadamente desiguais.

Se por um lado muitos países puderam rapidamente desenvolver-se absorvendo conhecimentos sobre áreas diferentes do mundo, ainda hoje nem todos as conseguem usar nesse sentido. A diferença entre o acesso às informações no mundo desenvolvido e no mundo subdesenvolvido são também resultantes de um acesso e uso diferente daquelas que são as potencialidades desta sociedade de informação.

É importante, portanto, que saibamos dar uso a esta arma que é uma enorme possibilidade de influência e transmissão em relação a conhecimentos.


Texto: Nuno Sampaio

Revisão: Dinis Marques


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page