top of page
  • Sofia Lopes

Evolução do conceito de desenvolvimento

O conceito de desenvolvimento na perspetiva de Sofia Lopes, aluna do 12.º A E.

(trabalho no âmbito da disciplina de Área de Integração)



Vamos então entender a história e os significados destes conceitos:

O crescimento económico é um aumento da produção e consequentemente um aumento no consumo, traduzido em diferentes indicadores económicos como o Produto Interno Bruto (PIB) e o Rendimento Nacional Bruto (RNB).


Até aos finais do Século XVIII não se verificavam incongruências relativamente aos níveis de desenvolvimento dos países, pois a fome e a miséria eram constantes, a mortalidade era mais elevada na área infantil.


Chegada a Revolução Industrial aumentou os desníveis de desenvolvimento de alguns países quando comparados com outros. Os países onde a Revolução Industrial aconteceu tiveram uma fase de grande crescimento económico.


Nos dias atuais comprovou-se que o crescimento económico e o desenvolvimento são coisas distintas, o crescimento tem um caráter quantitativo, pois traduz o aumento continuo da produção de bens e de serviços duma economia num determinado período de tempo.


O desenvolvimento, é um processo que visa a melhoria das condições de vida de um individuo ou de um país. Este conceito é essencialmente qualitativo, que pressupõe objetivos sociais ou políticos para além dos de caráter económico. Ou seja, o desenvolvimento implica a melhoria da qualidade de vida das pessoas, das suas condições de alimentação, de saúde, de habitação, de educação, de formação profissional, cultura, emprego e privilégios sociais. A melhoria de vida tem de chegar a todos ou quase toda a população e não somente os mais ricos.


Os conceitos de crescimento e desenvolvimento apesar de estarem interligados, referem-se a situações diferentes. O crescimento encontra-se englobado no desenvolvimento, porque para que as pessoas vivam melhor têm de ter mais bens e serviços a seu dispor.


O conceito de desenvolvimento tem evoluído ao longo dos anos, introduziram-se novas perspetivas e com isso novas áreas foram-se alargando.


Face à destruição que o ambiente estava a passar, houve a necessidade de se ter acrescentado o conceito de Desenvolvimento Sustentável no Séc. XX na década de 80.


Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento que permite satisfazer as necessidades das gerações presentes, sem comprometer a realização das necessidades das futuras gerações.


Com isto, ganhámos a obrigação de deixar uma herança às nossas gerações futuras, herança essa que resulta no bom estado de utilização do nosso belo planeta.


Seguindo esta linha de evolução no séc. XX, mais especificamente na década de 90, introduziu-se o conceito de Desenvolvimento Humano, que é o processo de alargamento das escolhas das pessoas, estando envolvido com a elevação do seu nível de bem estar.


O cumprimento do compromisso do Desenvolvimento Humano é o de proporcionar às pessoas que desfrutem de uma vida longa e saudável e que tenham a possibilidade de ter instrução, tendo deste modo a liberdade de escolher o seu projeto de vida. Devemos ter também liberdade política, democrática e segurança.


O indicador mais utilizado é o Índice do Desenvolvimento Humano (IDH), indicador composto por três dimensões básicas deste desenvolvimento.


Outros 2 indicadores que completam estas informações são:

Índice de Desenvolvimento Ajustado ao Género (IDG), mede o mesmo que o IDH, mas tem em conta se é Homem ou Mulher.

Medida de Participação Segundo o Género (MPG), mede o poder de ação das mulheres relativamente aos homens no que diz respeito às atividades económicas sociais e políticas, ou seja, verifica a % de mulheres no Parlamento, a % de mulheres gestoras, técnicas superioras, entre mais outros e mede o poder sobre os recursos económicos, rendimento obtido pelas mulheres.



Trabalho realizado por Sofia Lopes, 12 ºAE

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page