top of page
  • Márcia Motty Campos

Segue os teus sonhos - constrói o teu futuro

Foi com muitos medos e receios que decidi ingressar no Curso Profissional de Artes de Espetáculo-Interpretação.

Em 2012, quando concluí com sucesso o 9º ano, senti-me perdida em relação à escolha de cursos a seguir, porque me parecia que as opções eram limitadas.

Sempre fui ligada à área das artes, represento desde os 10 anos de idade e estava muito motivada para estudar nas áreas de representação. Todos sabemos que escolher um futuro profissional na área de representação, não é fácil, não dá garantia de empregabilidade regular e existe muita competição. Enquanto que encontramos frequentemente ofertas de emprego com 50 ou mais vagas em certas áreas de trabalho, na área de representação não podemos dizer o mesmo.

Entre tantas inseguranças e medos decidi ser feliz! Foi quando optei por prosseguir os meus estudos na escola Secundária Eça de Queirós. Porquê esta escola? Bem, mesmo antes de saber que curso seguir eu já sabia que era para esta escola que queria ir. Depois de ter visto uma reportagem feita pela TVI fiquei deslumbrada, mais ainda quando soube que tinham o curso que eu queria! Honestamente, não poderia ter escolhido melhor escola! Nós, como alunos de Artes de Espetáculo tivemos sempre todo o apoio necessário por parte da escola, tivemos muitas oportunidades de trabalho na nossa área, viagens, encontros nacionais de teatro, apoio aos nossos espetáculos (desde figurinos a espaços para atuar). Professores e alunos sempre alinharam e mergulharam nesta aventura. Nós, alunos deste curso, estamos muito gratos. Vivemos 3 anos muito felizes! Em 2015 completei os meus estudos. Continuei a fazer alguns trabalhos para algumas companhias de teatro onde estagiei enquanto estudava. A escola, apesar de não sermos mais alunos da mesma, deu-nos também a oportunidade de termos um espaço para ensaios de novos projetos. Assim, todas as semanas no primeiro ano após a conclusão do curso, tive oportunidade de trabalhar com alguns colegas que estudaram comigo. A realidade bateu-nos à porta e cada um teve de se fazer à vida. Precisamos de começar a trabalhar em diferentes empregos, de modo a poder sustentar-nos a nós próprios e aos nossos sonhos. E não, não ingressei diretamente para a universidade. O meu sonho era concluir os meus estudos em Inglaterra, trabalhei durante 4 anos, aqui e ali e juntei o dinheiro que podia. Enquanto isso fui tentando envolver-me em alguns projetos na área do teatro. Nunca perdi o bichinho. Em 2019, finalmente consegui entrar para a Anglia Ruskin University em Cambridge, onde me encontro hoje a estudar o que amo. Durante os anos que estive sem estudar aprendi outras coisas, que foram importantes para o meu crescimento pessoal e profissional. Trabalhei em restauração durante anos, até ao meu último emprego em Portugal que foi na Segurança Social. Conheci pessoas mais velhas, pessoas mais sábias, pessoas felizes, outras nem tanto e isso fez-me perceber que por mais perdida que me pudesse sentir, a escolha certa é sempre a de fazer o que amamos. De momento o meu único plano para o futuro é acabar a licenciatura com sucesso. Até lá vou aprender, vou adquirir todos os conhecimentos que consiga. Cada dia aprendo algo novo, e muitas vezes mudo e reinvento as minhas ideias e vontades. Isto é crescer!


Texto: Márcia Motty Campos

Revisão: Beatriz Ferrão



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page