top of page
  • Beatriz Ferrão

Descomplica a tua escolha para o futuro

Como aluna do secundário posso dizer que uma das piores perguntas que se pode fazer a uma pessoa da minha idade é: “Então e que curso queres seguir na faculdade?”.


Com 14 anos somos obrigados a decidir a área que queremos seguir no secundário, que só por si, irá ditar o que podemos seguir mais tarde. E com 18 temos de escolher o que queremos fazer para o resto da nossa vida.


É impossível não ficarmos assoberbados quando estamos diante de um milhão de cursos, quando muitos de nós ainda não sabem o que fazer.


Como referi antes, há um mundo enorme de cursos por que podes optar, seguir quando acabares o secundário. Com este artigo espero ajudar-te a tornar a tua escolha um pouco mais simples, ao falar sobre algumas áreas de estudo que agrupam os cursos do ensino superior.


Existem quatros vias distintas de ensino (Ensino Profissional, Ensino Artístico Especializado, Cursos de Formação Profissional e Ensino Regular - Cursos Científicos-Humanísticos). Mas neste artigo vou apenas focar-me nos cursos Científicos-Humanísticos.


Gostava de começar por falar no Curso de Ciências e Tecnologias. Ao falar de ciências e tecnologias temos de pensar no que tudo isso engloba: a área da tecnologia, da educação física e desporto, da engenharia, da saúde e das ciências. Tenho a certeza que todos nós sabemos, minimamente, que tipo de cursos se encontram nalgumas dessas áreas.

Mas que cursos é que estão contidos na área da engenharia e das ciências? Quando pesquisamos engenharia deparamo-nos com cursos completamente distintos. Desde de engenharia florestal, civil, biomédica, até engenharia aeroespacial, de produção e engenharia mecatrónica e nem referi aqui metade deles. Em semelhança com a engenharia, na área das ciências também temos uma diversidade enorme de cursos, como por exemplo astronomia, bioengenharia, criminologia, ciências do meio aquático e sociologia.


Quando falamos de cursos de Línguas e Humanidades consideramos as áreas de Ciências da Educação e Formação de Professores, as áreas de Direito, Ciências Sociais e Serviços, áreas das Artes do Espetáculo, Animação e Produção Artística assim como a área de Humanidades, Secretariado e Tradução. De todas as opções de áreas que os cursos de Línguas e Humanidades nos oferecem e que habitualmente conhecemos, será que conheces alguns dos seus cursos menos comuns? Em Direito, Ciências Sociais e Serviços podem seguir-se cursos como Animação Cultural, Psicologia Criminal, Ecoturismo, Gestão de Política de Segurança, Sociologia, Estudos Europeus e Política Internacional. E em Humanidades, Secretariado e Tradução podes optar por cursos como Arqueologia, Ciência das Religiões, Estudos Portugueses e Lusófonos e Línguas e Comunicação.


Agora que já vos dei a conhecer as áreas com um maior número de cursos, passo então para os cursos de Artes Visuais e de Ciências Socioeconómicas. Os cursos de Artes Visuais resumem-se às áreas da Arquitetura, Artes Plásticas e Design, onde podes escolher estudar arquitetura, arte e design, artes visuais e plásticas e multimédia, entre outras. Sobre os cursos de Ciências Socioeconómicas, já se voltam a agrupar em áreas diferentes: área da economia, gestão e contabilidade (auditoria e fiscalidade, negócios internacionais, etc.), área de Direito, Ciências Sociais e Humanas (animação sociocultural, estudos europeus, secretariado, etc.) e Área das Ciências (matemática, estatística aplicada).


Com este artigo, apenas quis dar a conhecer um pouco de como os cursos estão organizados em quatro grupos distintos e quais as áreas que englobam. Aconselho, vivamente, caso tenhas dúvidas no que queres seguir, a fazeres uma pesquisa, pormenorizada, nas áreas que te interessam, de modo a perceberes que cursos te entusiasmam e o que queres fazer para o resto da tua vida. Gostava também de dizer, que apesar de parecer, nenhum de nós está sozinho e que sempre que precisarmos de ajuda temos sempre o/a psicólogo/a da escola, a nossa família e professores para nos guiarem nas nossas escolhas, de maneira a tomarmos a esta importante decisão de maneira consciente.


Um agradecimento especial à professora Teresa Diniz e ao serviço de Psicologia e Orientação do agrupamento por me ajudarem a escrever este artigo. Sem a ajuda dos mesmos não me seria possível escrever este artigo.



Texto: Beatriz Ferrão.

Revisão: Beatriz Marvão

24 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page