

Plano de Segurança ((da Escola Secundária Eça de Queirós))


Constituem objetivos principais:
-
Proporcionar à comunidade educativa um nível de segurança eficaz, preparando e organizando os recursos existentes (humanos e materiais), a fim de se limitarem as perdas materiais e os danos pessoais pela minimização da exposição aos perigos;
-
Sensibilizar toda a comunidade escolar para a sua própria segurança e para a necessidade de conhecer e treinar procedimentos de autoprotecção em caso de acidente, co-responsabilizando-a no cumprimento das normas de segurança definidas.
Consulte o Plano de Segurança (simplificado)
A legislação que regulamenta a segurança face aos riscos de incêndio e sismo em edifícios escolares considera a segurança nas escolas uma preocupação comum a todos os membros da Comunidade Escolar (CE), obrigando ao cumprimento de um conjunto de normas e procedimentos de segurança de onde se destaca a realização de exercícios internos de evacuação das instalações.
Os principais objectivos destes exercícios são:
-
Adquirir práticas e rotinas adequadas em situações de emergência (nomeadamente incêndio e sismo).
-
Testar os percursos de evacuação.
-
Testar a organização das equipas de intervenção.
-
Corrigir erros.
Tal como previsto no Plano de Segurança, durante o exercício de evacuação devem ser cumpridas as seguintes regras ao ouvir-se o sinal de alarme (toque prolongado):
-
Os alunos deverão sair da sala em fila indiana, liderados pelo “chefe de fila” (a eleger em cada turma – normalmente é o delegado de turma e o seu substituto, o sub-delegado), em passo apressado.
Percurso de evacuação desda Escola até ao Ponto de Encontro
-
O Professor mantém a porta aberta durante a saída de todos os alunos, sendo o último a abandonar a sala. Fecha a porta, seguindo depois na cauda da coluna - “cerra-fila”.
-
Ninguém deve permanecer junto das portas de saída e em caso algum se deve permitir que algum aluno volte atrás.
-
Em fila indiana, utilizar o percurso mais curto até à saída do edifício, aceitando as indicações dos “sinaleiros” (Assistentes e/ou Professores).
Localização da escola secundária Eça de Queirós, percursos de evacuação e Ponto de Encontro
-
Localização da escola secundária Eça de Queirós, percursos de evacuação e Ponto de Encontro
-
Dirigir-se ao Ponto de Encontro (relvado entre a R. Cidade Benguela e a Av. Cidade de Luanda), pelos percursos indicados, mantendo-se as turmas em fila indiana.
-
Ninguém deverá abandonar o Ponto de Encontro até indicação da Equipa de Segurança que comprovará junto de cada Professor, responsável pelos seus alunos, se estão todos presentes.
-
Após a confirmação da completa evacuação dos edifícios, a Diretora dará por concluído o exercício de evacuação, regressando todos os participantes à escola pelos mesmos percursos antes utilizados
Veja o vídeo: Evacuação de uma escola em situação de emergência (Departamento de Proteção Civil – Câmara Municipal de Lisboa)
Risco Sísmico
A possibilidade de existir um sismo na cidade de Lisboa é real. Existem medidas de prevenção e de atuação a tomar em caso de sismo que, pela sua importância, devem ser conhecidas e divulgadas. (Consulta também o Plano de Segurança da escola na página 14).
Caso ocorra um abalo sísmico, deve:
-
Manter a calma e acalmar as outras pessoas;
-
Não sair do local;
-
Procurar refúgio debaixo de mesas, junto de um pilar ou paredes mestras, no canto da sala ou no vão da porta;
-
Não se colocar junto das janelas, armários, estantes ou outros locais onde estejam materiais, produtos ou equipamentos armazenados em altura;
-
Não correr;
-
Não utilizar o elevador;
-
Extinguir quaisquer fontes de ignição;
-
Desligar as máquinas e outros equipamentos eléctricos;
-
Afastar-se dos vidros.
Risco de incêndio
Incêndios na Escola: como proceder? Informa-te para saberes como atuar em caso de incêndio na escola. (Consulta também o Plano de Segurança da escola na página 14).
-
Se sentir cheiro a queimado ou qualquer outro sinal que o faça suspeitar da existência de um incêndio, mesmo que não haja fumo nem chamas visíveis, deve accionar uma botoneira de alarme ou contactar a Direcção ou o Posto de Segurança (n.º de telefone 300/309);
-
Se descobrir um incêndio proceda como referido no ponto anterior;
-
Se souber actuar sobre o foco de incêndio, use o extintor portátil que se encontrar nas imediações e que seja adequado;
-
Se não conseguir extinguir o fogo ou se verificar que há muito fumo acumulado, abandonar o local, baixando-se enquanto caminha, para evitar respirar o fumo;
-
Se ficar preso num compartimento com fumo, deve manter-se junto ao solo, onde o ar é mais respirável. Se possível, abrir uma janela e assinalar a sua presença;
-
Se tocar numa porta e estiver quente, não abrir. Deve procurar outra saída;
-
Se ocorrer uma explosão, deve procurar sair, sem correr, pelo lado contrário àquele donde proveio o ruído. Podem ocorrer, a curto prazo, outras explosões;
-
Dirija-se para o exterior, sem voltar para trás;
-
Nunca utilize o elevador. Desloque-se pelas escadas;
-
Uma vez no exterior, dirija-se para o Ponto de Encontro.
Ver também aqui:
Incêndios em casa: prevenção e autoproteção
A maioria dos incêndios em casa dá-se devido a problemas com a rede elétrica, rede de gás ou fontes de calor. A cozinha é o local onde muitos incêndios têm origem. Informa-te para saberes como atuar e prevenir um incêndio em tua casa.
Ver aqui:
Se tiveres alguma dúvida sobre as regras e procedimentos de segurança, dirige-te a um professor; também podes aceder à página da Protecção Civil, onde encontras mais informação sobre os diversos riscos.


in A Terra Treme
Localização
R. Cidade Benguela
1800-071 Lisboa
Metro:
Estação dos Olivais (Linha Vermelha)
Autocarros:
708 / 781 (Escola Secundária dos Olivais)
759 / 731
744 (Av. de Berlim)
Plantas



