top of page

Testemunhos

“A conclusão do meu processo de RVCC, efetuado na Esc. Sec. Eça de Queiroz, permitiu-me recuperar um posto de trabalho perdido há 18 anos atrás. Na altura, faltava-me o 12º ano de escolaridade e, desde então até ao início deste ano, essa conclusão do ensino secundário foi sendo adiada. Por iniciativa própria, resolvi investir algum do meu tempo para essa conclusão e, em boa hora o fiz, inscrevendo-me no Centro Qualifica da Eça de Queiroz, onde encontrei uma equipa fantástica, sempre disposta a ajudar e a incentivar à conclusão do processo da nossa parte. Os meus agradecimentos a todos o que permitiram atingir esse meu objetivo.”

​

Paulo Martins

Paulo Martins.jpg

Marco Beato

A minha experiência foi gratificante, pois permitiu-me uma viagem ao passado, permitiu-me relembrar outros tempos, outras vivências e desenterrar memórias já meio desvanecidas. (Sei que parece que estive numa sessão espirita, mas não é o caso. J).

Confesso que estava um pouco receoso ao início do processo, pois foi tudo “muito chinês” nas primeiras sessões, mas com o acompanhamento dos formadores fui vendo que o processo afinal é bastante simples e, se depender de nós próprios, bastante rápido.

Durante o processo fiz algumas amizades, partilhámos experiências e de 2ª a 5ª, durante a duração do mesmo, foi o escape de final de um dia de trabalho.

Foi extremamente cansativo, mas sem dúvida que valeu a pena e perspetivou um maior horizonte para o meu futuro profissional.

Aconselho a quem queira terminar a sua escolaridade, seja o 9º ano ou o 12º, a optar por este processo, mas deixo desde já o “aviso”: Preparem-se para escrever MUITO!

Bruno Castanheira.jpg

Bruno Castanheira

Eu, Bruno Miguel dos Santos Castanheira, frequentei o Centro Qualifica, no Agrupamento de Escolas Eça de Queirós. Pretendo com este testemunho louvar o trabalho levado a cabo pelos técnicos e formadores, uma vez que estes com o seu trabalho nos acolhem, a nós formandos, nos incentivam, auxiliam e corrigem quando assim tem de ser.

Em julho de 2020, completei o 12° ano graças ao meu esforço e sempre contando com o incentivo incansável da equipa que me acompanhou.

Quando me aventurei neste caminho, confesso que muitas foram as vezes em que me assolou o desejo de bater com a porta, deixar tudo como estava, não avançar mais.

Uma vez mais e porque nunca é demais dizê-lo, lá se encontrava no meu caminho a técnica a incentivar, a apoiar para não desistir, Por isso, da minha parte, agradeço o empenho e o incentivo que a técnica me deu, para assim não ser só a minha Vitória mas sim a nossa Vitória.

Tenho plena consciência que o trabalho efectuado pela equipa é, muitas vezes, feito com níveis de exigência e stress elevados. Por isso o meu bem haja esperando que lhes sejam sempre facultados os instrumentos necessários que eles necessitam para continuar a exercer o seu trabalho de forma íntegra e principalmente da forma humana, que a todos beneficia.

Clarisse Silva.jpg

Clarisse Silva

Com o intuito de poder vir a melhorar a minha vida profissional, decidi inscrever-me no Centro Qualifica da Escola Eça de Queiroz, para conseguir a equivalência ao 12º ano.

Foi mais uma experiência de vida que adquiri, desta vez extremamente positiva para mim. Não foi fácil, por vezes tornou-se muito cansativo, mas todo o esforço que fiz foi compensado e a minha autoestima melhorou bastante também. Sinto que cresci e me tornei mais rica, não financeiramente, mas sim como pessoa e isso para mim não tem preço. Os nossos professores/formadores, conseguiram pôr-nos a pensar sobre a própria vida, valores, respeito pelo outro, pelo planeta, etc. Ganhei vontade de voltar a ler, aliás já comecei. Obrigada aos nossos formadores.

 Gostei bastante do meu grupo, chego a sentir saudades das formações complementares, é verdade. Mas entretanto surgiu o Covid19 e tudo mudou. Chegou o isolamento e as Formações Complementares através da plataforma Zoom, mais uma experiência diferente.

A quem continua a escrever a autobiografia digo para não desistirem, disponibilizem mais algum do vosso tempo, ele não vai ser jogado fora, o vosso esforço também não. Após conseguirem, vão ver que valeu a pena. Nunca desistam dos vossos sonhos, dos vossos objetivos. Para quem está a ponderar se deve ou não fazer um RVCC, não pensem mais, inscrevam-se e façam, vão gostar do resultado sem dúvida. 

Agradeço desde já a todos os professores que fazem parte do Centro Qualifica da Escola Eça de Queiroz, todo o empenho, toda a ajuda e apoio que dão a quem se propõe completar tanto o ensino Básico, como o Ensino Secundário

bottom of page