Os nossos direitos e deveres para viver em sociedade
- Laura Ramos
- 2 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de jun. de 2022
Na minha opinião, infelizmente, ainda hoje assistimos a inúmeras situações de injustiça, de violação dos direitos humanos e de falta de solidariedade. Contudo, todos os dias, muitas pessoas lutam para que esses mesmos direitos inalienáveis não sejam violados, pois são fundamentais para viver em sociedade.
Na escola, no trabalho, em casa e na rua deparamo-nos com muitos episódios de luta por um mundo melhor, para que a paz, a justiça, a liberdade, o respeito e muitos outros direitos sejam a base de uma sociedade.
Não nos podemos esquecer que para existirem direitos também têm de existir deveres. Temos, como exemplo, o direito à vida: o meu direito de viver é o dever do outro de não me matar. E só assim conseguiremos que essas injustiças e violações de direitos acabem.
Concluindo, não chega presenciar quem todos os dias procura um mundo melhor, também tamos de agir e fazer a diferença, neste mundo tão injusto e desigual. Estes direitos pertencem a todos, não me pertencem só a mim ou a quem quer que seja, pertencem a todos. Assim, se todos fizemos o nosso melhor e se formos solidários, será o início da construção conjunta de um lugar melhor, onde todos vamos viver em paz e harmonia.
Texto: Laura Ramos; 11.º E
Revisão: Prof.ª Ana Paula Ribeiro

Comments