top of page
  • Adelina Gonçalves

É Ela mesma... a Famosa Língua Portuguesa

Atualizado: 7 de jul. de 2021

Existe uma "Língua" que me atormenta.

Cada dia que passa, eu tento fugir dela.

É um luxo ouvi-la,

Porém, uma tortura redigi-la.


Nos lábios tem sabor de mel,

Aos dedos, Oh céus, traz-me cãibra.

Para não falar dos seus acompanhantes,

Os famosos "acentos ortográficos".


Acredites ou não, escreve-la é um carrossel,

Tem altos e baixos, recaídas e devaneios.

Este idioma não é para leiteiros,

É sólido, precisa ser trinchado.


Bem falada, é uma relíquia, um tesouro,

Tem irmãos gémeos, cada um com seu talento.

Esta Língua é complicada, é pior que Mandarim,

Calma que ainda piora, com a temerosa da gramática.


Não ouses desafiar, este idioma te vai desdenhar,

Se a desejas falar, que seja com tento e bom paladar.

Repara que não estou a rimar

Estou a juntar ingredientes para poder refogar.


Não sou cozinheira, muito menos poeta,

Mas nesta pequena "conversa" encontrei uma brecha.

Se consigo rimar, sinto muito é o meu paladar.

Mas de que Idioma estou eu a falar?!


É Ela mesma... a Famosa Língua Portuguesa.



Autora: Adelina Gonçalves

Revisão: Prof.ª Maria João Alves



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page