top of page
  • Dinis Marques

Vou fazer exame. E agora?


Os exames aproximam-se, e estudar para estas provas finais pode ser um verdadeiro desafio. Os alunos do 11.º e 12.º ano deparam-se, este ano, com um período de stress em que é necessário rever a matéria dos anos anteriores em poucas semanas. Muitas vezes, os dias passam e torna-se complicado organizar e estudar tudo aquilo que é necessário em tão pouco tempo. Os exames nacionais são uma ferramenta que é essencial para muitos de nós que queremos ingressar brevemente na faculdade, podendo ser determinantes para o nosso futuro. Na maior parte das vezes, não basta ter uma nota positiva, mas sim uma boa classificação. Melhorar os nossos métodos e rotinas de estudo podem fazer toda a diferença nos resultados esperados.

A pandemia veio certamente dificultar este processo, que se encontra de certa maneira diferente relativamente a anos anteriores. O importante é que saibas lidar com esta pressão. Aqui estão algumas dicas e sugestões que te podem ajudar no estudo, de uma maneira mais eficiente, para obteres melhores notas nos exames nacionais, e não só!


1. Informa-te acerca dos exames que vais realizar.

Para começar, pesquisa e informa-te acerca de todos os exames que vais realizar.

O website do IAVE tem todas as informações disponíveis.

Verifica o calendário e horário das provas em https://iave.pt/provas-e-exames/calendario/

e consulta as informações gerais acerca das disciplinas nos seguintes links:

Nestes links consegues saber mais sobre os conteúdos que são avaliados em exame, diferentes para cada disciplina, bem como a estrutura, duração, critérios, etc…


2. Elabora um plano para o teu estudo.

Criar um plano de estudo realista é crucial para diminuir a pressão que sentimos nas vésperas de exame. Antes de começares a estudar, faz uma lista de todas as Aprendizagens Essenciais de cada disciplina a que vais realizar exame. Depois, define o horário de estudo diário e distribui os principais temas pelos vários dias que tens até ao exame. Mas não te esqueças, nunca deixes a matéria acumular até aos últimos dias! Reserva esses dias para rever o que estudaste e fazer exercícios. Ao planear os estudos, vais poder ter a certeza de que estudaste tudo o que era necessário, aumentando a tua produtividade.


3. Reúne todos os recursos que vais precisar.

Antes de começares realmente a estudar, junta todos os apontamentos que tens, testes que realizaste, cadernos que utilizaste na disciplina, trabalhos propostos, os manuais escolares, etc… Assim que iniciares as revisões, vai ser mais eficaz teres todos os materiais junto a ti.

Caso tenhas essa possibilidade, adquire livros de preparação para o exame, uma vez que se destacam pela forma resumida e concisa como apresentam a matéria. Pede ajuda ao teu professor ou procura propostas online, uma vez que existem inúmeros livros para a mesma disciplina, mas que na realidade se adequam a diferentes tipos de alunos.


4. Estudar sozinho(a) ou acompanhado(a)?

Estudar sozinho ou em grupo tem as suas vantagens e desvantagens. Podes optar por começar a estudar sozinho, para adquirires os conhecimentos gerais sem distrações e mais tarde tenta reunir com os teus amigos ou colegas para debateres os diversos temas com eles. Esta pode ser uma forma de se ajudarem uns aos outros.


5. Faz pausas.

A melhor duração de estudo é entre 20 e 40 minutos. Se tentares estudar por períodos mais prolongados, o teu cérebro não se vai conseguir concentrar suficientemente. Durante períodos mais curtos, consegues reter mais informações e estar mais concentrado. Após esse tempo, faz uma pausa de 5-10 minutos, que te vai ajudar a processar tudo o que aprendeste.


6. Desconecta-te das redes sociais.

Parece uma tarefa complicada, mas não impossível. Para te conseguires concentrar melhor no que estás a fazer, desativa as notificações das mensagens, redes sociais, grupos do WhatsApp, etc… Manteres-te distanciado das redes sociais vai ajudar imenso!


7. Faz apontamentos e resumos.

Fazer apontamentos é primordial para um estudo mais produtivo. Escrever anotações baseadas na matéria que está presente nos cadernos, livros, etc… permite-te resumir os conteúdos, para mais tarde facilitar a consulta.

Podes fazer resumos de duas formas distintas. Em papel, poderás realizar os teus apontamentos, escrevendo à mão, o que ajuda a estar atento e a pensar mais.

Já ao fazeres resumos digitais, utilizando o computador, poderás utilizar outros recursos como esquemas, gráficos, fotografias e imagens, para além de poderes alterar e acrescentar informação mais rapidamente.


Outro fator que não deves dispensar é selecionar a informação mais importante, por exemplo recorrendo a marcadores de várias cores. Podes ainda usar post-its, e muitas outras opções. Ao introduzires ideias originais, imagens e frases sublinhadas com cores, vai melhorar o dinamismo dos apontamentos e fazer com que te recordes deles com mais facilidade.


8. Tem em conta o ambiente em que estudas.

O ambiente envolvente ao estudo é fundamental para obter bons resultados.

Ouvir música enquanto estudas pode ajudar-te, tal como ajuda muitos outros alunos. Não é suposto ouvires música para cantares e dançares, mas sim uma música instrumental que te motive e mude a forma como vês a ação de estudar.


9. Realiza exames de anos anteriores.

Após resumires toda a matéria da disciplina, será a vez de realizar algumas provas que testem as tuas capacidades. É a partir daqui que podes identificar os teus pontos mais fracos, e que deves melhorar. Os exames dos anos anteriores estão disponíveis no site do IAVE, bem como os critérios de correção referentes, para que te possas autocorrigir.


10. Visualiza recursos online.

Visitar sites como a Escola Virtual, a Aula Digital da Leya, ou quaisquer outros e aplicações podem ajudar a consolidar a matéria dada através de vídeos, animações e ilustrações. No YouTube também se encontra um variado leque de recursos como vídeos exemplificativos, aulas online e exemplos. No site da RTP, na secção do #EstudoEmCasa, podes visualizar algumas lições do secundário, a nível das várias disciplinas.


11. Vai às aulas de preparação para o exame.

Muitos professores disponibilizam-se para agendar algumas aulas durante o mês de junho e julho, para reverem a matéria e tirarem as dúvidas aos alunos. Estas aulas podem ajudar principalmente nesses aspetos, uma vez que para além de todo o teu estudo, tens um professor que te apoia e diminui as tuas incertezas.


12. Gere o stress.

Relaxa e não insistas quando estás mais cansado. Existem algumas condicionantes que te ajudam a concentrar e aumentar o teu aproveitamento. Dorme o suficiente (cerca de oito horas), alimenta-te bem, faz exercício físico nas pausas entre o estudo e aproveita os momentos de lazer.


Lembra-te que quanto mais cedo começares a estudar, menos pressão vais ter. O mais relevante é teres tempo para resumir a matéria, pô-la à prova, rever aquilo que sabes menos bem e ainda teres tempo de sobra para descansares. Sente-te confiante nas tuas capacidades!


No dia do exame:

1. Deita-te cedo na noite anterior ao exame nacional, para que possas dormir o suficiente e acordar com antecedência.

2. Não te esqueças de tomar um pequeno-almoço equilibrado.

3. Assegura-te de que tens todo o material necessário – Cartão de Cidadão, caneta, lápis, borracha, garrafa de água…

4. Dirige-te cedo para a escola.

5. Não percas tempo em perguntas que não sabes, deixa as perguntas que não sabes para o fim.

6. Tem em atenção a duração do exame, para conseguires realizar tudo a tempo.

7. Mantêm a calma.


Se organizares bem o teu estudo ao longo das poucas semanas que tens, vais conseguir obter bons resultados. Lembra-te que o esforço vai ser recompensado. Tenta não ficar nervoso, nem estudar muito nos dias anteriores ao exame. Caso não consigas ter as notas que esperavas, podes sempre inscrever-te na 2.ª fase de exames. Não é uma má nota que vai definir todo o teu futuro.

Boa sorte!



Autor: Dinis Marques

Revisão: Beatriz Ferrão

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page