Texto vencedor do concurso "Conta-me Eça"
- EçaNews
- 28 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de jul. de 2021
O texto vencedor do concurso escolar "Conta-me Eça", intitula-se de "Reportagem" e é da autoria das alunas Constança Vieira e Leonor Santos.

A estátua evocativa de um dos maiores e mais conhecidos escritores portugueses – Eça de Queirós – que fomos visitar na nossa reportagem de hoje, encontra-se no Largo Barão de Quintela, em Lisboa, e foi executada por Teixeira Lopes e inaugurada em 1903 (3 anos após a morte do escritor). Representa, de igual modo, uma bela figura de uma mulher, numa alegoria à Verdade … Viemos, pois, entrevistar esta personagem, e procurar saber um pouco mais sobre a vida e a importância de uma estátua tão representativa….
REPÓRTER - Boa tarde, como está hoje?
ESTÁTUA - Boa tarde, estou bem, igual aos outros dias ….. como poderei estar de outro modo? A vida aqui já se torna rotina… Como pode imaginar não acontece muito, melhor, não acontece nada na vida de uma estátua!....
REPÓRTER - Como passa o seu tempo?
ESTÁTUA - Limito-me a observar as pessoas que passam…. à espera que reparem em mim: uns coxeando; outros assobiando; há uns tantos que se fixam à minha frente, olham, miram, observam, tiram fotografias, mais atualmente parecem filmar….enfim, coisas próprias desta época de modernices…… Mas sinto muita solidão, mesmo quando rodeado por tanta gente…
REPÓRTER - Como se sente por ter nos seus braços essa bela figura feminina?
ESTÁTUA - É a única coisa que me faz sentir vivo!
REPÓRTER - … E o que simboliza para si essa mulher?
ESTÁTUA - A Verdade!!!.... Esta mulher simboliza a Verdade, a pureza e a nudez da Verdade!... É assim que eu a trato… A Verdade é uma boa amiga, a melhor amiga que podemos ter!... Mas por vezes é difícil segurá-la . . . Os humanos tentam escondê-la e isso acaba por fragilizá-la e eu tenho de ser o seu suporte.
REPÓRTER - Sabe que construíram uma escola em sua homenagem, em Lisboa, atribuindo-lhe o seu nome? Como é que isso o faz sentir?
ESTÁTUA - As notícias viajam devagar por aqui … O que me acabou de dizer é uma completa novidade, mas fico muito contente que passados tantos anos… ainda se recordem dos meus feitos enquanto pessoa e, sobretudo, enquanto escritor!....
REPÓRTER - Se pudesse voltaria a ser uma pessoa?
ESTÁTUA - Para ser franco, por muito que esta vida seja monótona e que os pássaros me chateiem, largando os seus excrementos sobre a minha cabeça (ri-se), prefiro continuar a apoiar a Verdade e não voltar a fazer parte daquela espécie que a ignora.
REPÓRTER - Para terminar, o que gostaria de dizer aos nossos jovens leitores?
ESTÁTUA - Eu observo os jovens que por mim passam e apercebo-me de que os tempos mudaram, algumas coisas para melhor, outras para pior! Acho que os jovens deviam parar para pensar, aproveitar melhor a vida, principalmente ler e ler e voltar a ler e escrever mais também!
REPÓRTER- Muito obrigada pela sua entrevista e agradeça à sua amiga Verdade pelo seu papel tão importante na nossa sociedade.
Trabalho realizado por: Constança Vieira e Leonor Santos, 8.º B
Revisão: Prof. Adérito Mendes
Comments