top of page
  • Maria Miguel

"Home" - Dia Mundial da Terra

O documentário Home, mostra-nos a origem da vida na Terra e como inicialmente a superfície terrestre era apenas um “caos de fogo”, uma atmosfera venenosa de gases, como o dióxido de carbono, e nos últimos 60 anos estamos a voltar a contaminar a atmosfera com esses gases tóxicos que eliminam a vida.


Depois da vida ter sido criada, a água, o ar e a vida, todos ligados uns aos outros, balançavam-se harmoniosamente criando uma incrível mas delicada dinâmica que os seres os humanos estão a desestabilizar.


Há menos de 10 000 anos, já depois do ser humano existir, os nómadas criaram a agricultura e muitos desistiram da vida instável que tinham baseada na caça e recoleção, mas, muito mais recentemente, as máquinas foram inventadas, conseguindo fazer o trabalho de imensos homens sem deixar cair uma gota de suor. No entanto, poluindo a atmosfera, consumindo petróleo. Mesmo assim, nem todos os países têm acesso a estas sendo as pessoas locais a fazer os trabalhos duros e a receber pouco.


O petróleo é explorado sem limites, e tem um efeito horrível para todos os sistemas: Por que o usamos quando há outras opções?


Neste momento, estamos a consumir a uma velocidade descontrolada, a desflorestar as florestas, a extinguir espécies, sabendo que os recursos são finitos, que as florestas são os pulmões do Mundo e que a biodiversidade é essencial para a dinâmica da Terra. A pecuária é forçada e os animais vivem em condições horríveis, metade da produção agrícola é usada como ração para estes animais para serem transformados em carne alimentar.


Todos estes acontecimentos levam à poluição do ar que, consequentemente, leva ao aumento do efeito estufa. O efeito de estufa está a derreter os depósitos de água doce do Ártico e a secar a Antártida. Esta água junta-se à água salgada aumentando o nível da água do mar.


A população aumentou e 1 mil milhão de pessoas é afetada pela fome, e só 20% das pessoas consomem 80%.dos recursos. Os países em desenvolvimento sofrem com a falta de recursos alimentares e têm a atmosfera poluída, a falta de recursos pode levar a uma migração desses povos.


Mas será que já não há volta a dar? Não, ainda temos uma oportunidade, não podemos desistir e nestes anos temos de tentar mudar os nossos comportamentos para termos um mundo melhor. Já há países a fazê-lo, a investir nas fontes de energia renovável, a desistir da força militar para preservar o ambiente.


Temos de salvar a Terra, a Vida e a Humanidade, a humanidade que está dentro de nós e deixar de olhar só para o nosso umbigo.

A Terra não é de todos e nós estamos a destruí-la, quanto tempo falta para ela nos destruir a nós?


Maria Miguel, N.º 16, 8.ºA

(Trabalho sugerido pela professora de CN Ana Bouceiro)



Vê o documentário "Home", em HD, narrado por Eduardo Rêgo:


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page