top of page
  • EçaNews

Boas Visitas

O isolamento social provocado pela pandemia levou muitas entidades culturais, nomeadamente, museus e monumentos, a abrir as suas portas, agora virtualmente, permitindo uma visita online às suas salas, coleções e exposições.

Vamos a partir desta edição visitar alguns desses museus e monumentos, como antes fazíamos presencialmente.

Deixaremos neste espaço do EçaNews alguns endereços para aceder de forma gratuita a museus nacionais e estrangeiros, cujas visitas podem servir de complemento curricular às aprendizagens e excelentes momentos de lazer para toda a família.

Começamos por propor 2 visitas, que certamente vão ser do vosso agrado.


Museu Calouste Gulbenkian

Na página deste museu, há várias sugestões, desde visitas orientadas ao Jardim e ao Edifício, a videotutorias (pensados para professores, mas que podem ser aproveitados pelas famílias). Estas visitas virtuais são orientadas por Aurora Carapinha e Beatrice Brigola do serviço de educação do museu e levam-nos a conhecer histórias e segredos do Jardim e, também, do Edifício Gulbenkian. Passeie pelas salas da Coleção Fundador, objetos do Antigo Egito, do Oriente Islâmico ou obras de artistas como Rembrandt, Turner, Monet, Rodin ou René Lalique. Nas salas da Coleção Moderna reúne-se uma das mais completas coleções de arte moderna e contemporânea portuguesa desde o final do século XIX até à atualidade.

Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Paula Rego ou Vieira da Silva são alguns dos artistas representados nesta coleção.

Neste momento pode ainda ter acesso virtual à exposição René Lalique – “ A arte do Vidro”, centrada na relação do artista com o vidro. A seleção de cerca de 100 objetos, provenientes da Coleção do Fundador e de outros museus e coleções particulares, reúne joias, peças de ourivesaria, vidros e objetos de design.



Palácio Nacional de Mafra

Mandado construir no século XVIII pelo Rei D. João V em cumprimento de um voto para obter sucessão do seu casamento com D. Maria Ana de Áustria, o Palácio Nacional de Mafra é o mais importante monumento do barroco em Portugal. Construído em pedra lioz da região, o edifício ocupa uma área de perto de quatro hectares (37790 m2), compreendendo 1200 divisões, mais de 4700 portas e janelas, 156 escadarias e 29 pátios e saguões. Tal magnificência só foi possível devido ao ouro do Brasil, que permitiu ao Monarca por em prática uma política mecenática e de reforço da autoridade régia. Todos os anos várias turmas da nossa escola visitavam este monumento, para descobrir alguns dos seus tesouros do barroco e para assistir à encenação do Memorial do Convento, romance de José Saramago, que retrata personagens e histórias ligadas ao convento. São possíveis 5 visitas virtuais ao Palácio Nacional de Mafra, através do site da Google Arts & Culture. Sugerimos duas dessas visitas virtuais: Convento e Biblioteca, pela grandiosidade e importância histórica e cultural. Podem sempre passear pelo exterior do palácio e percorrer os dois pisos principais e visitar a exposição “O Melhor para o Rei de Portugal” – a estatuária italiana para a Real Basílica de Mafra.


Texto: Eulália Andrade

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page