Erasmus+ na Noruega
- EçaNews
- 5 de abr. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de abr. de 2022
De 27 de março a 2 de abril, um grupo de alunos viajou até à cidade de Mosjøen, na Noruega, juntamente com as professoras Anelia Gurova e Maria Brites, para um encontro do projeto "Euroconomy", inserido no programa Erasmus+. Este encontro, que teve lugar na Mosjøen Videregående Skole, contou ainda com a participação de alunos e professores alemães, gregos e noruegueses.
Os alunos tiveram a oportunidade de descobrir mais sobre a Europa enquanto mercado de trabalho, mas também sobre imigração e trabalho em países estrangeiros. Durante a semana, os alunos e as professoras descobriram mais sobre a gastronomia e cultura do país, através de visitas à Sjøgata, centro da cidade, ao museu dos vikings, em Sandnessjøen. Também foi possível momentos de lazer, como o concerto com um rapper norueguês, mas também desportos de neve. Um dos momentos que mais marcou os alunos foi a experiência de terem visto a aurora boreal, um dos fenómenos naturais mais deslumbrantes do nosso planeta.
Esta viagem foi certamente inesquecível e enriquecedora para os alunos e para as professoras.
Em maio, a Escola Secundária Eça de Queirós acolherá alunos da Noruega, Grécia e Alemanha, para mais uma semana memorável do projeto "Euroconomy".
Foi a minha primeira vez num projeto de Erasmus+, que foi, sem dúvida, uma experiência inesquecível, na qual fiz novos amigos e tive a oportunidade de conhecer um país diferente. Em Mosjøen fui muito bem recebida e experimentei coisas que nunca tinha feito, como andar nas motas da neve. Espero um dia lá voltar!
Mariana Silva, 12.°C3
Considero-me deveras muito sortuda e grata por ter tido a oportunidade fabulosa de estar incluída no projeto do Erasmus + deste ano. A experiência que vivenciei nesta última semana na Noruega, superou radicalmente as expectativas que tinha idealizado. No final, revelou-se numa grande fonte de aprendizagem de culturas, educações, costumes e pontos de vistas diferentes, o que enriqueceu muito a minha personalidade e a forma como encaro a vida. Aproximou-me ainda de várias pessoas que sinto que levarei comigo para toda a vida e, finalmente, proporcionou-me memórias únicas que guardo com muito carinho no meu coração. Recomendo veementemente a que participem neste projeto, e aconselho que deixem de lado os medos e os anseios causados pela insegurança, por irem para um país estranho e para uma casa de pessoas desconhecidas, e abracem esta experiência fabulosa e inigualável que a nossa escola nos oferece.
Marta Santos, 12.ºC2
Participar num projeto de Erasmus+ já não era novidade nenhuma para mim, mas foi como se estivesse a participar pela primeira vez. A viagem que fizemos foi algo que não dá para explicar por palavras. Foi uma semana de muitas aventuras, surpresas e gargalhadas. Fiz amigos para a vida, além de termos tido a sorte de ser acompanhados pelas professoras Anélia e Mimi, com quem nos divertimos muito. Vivemos experiências que só se vivem uma vez na vida, e que nos encheram o coração de muita emoção.
Dinis Marques, 12.ºH2
Foi a primeira vez que participei num programa de Erasmus e posso dizer que foi uma experiência inesquecível. Com este projeto, tivemos a oportunidade de conhecer um novo país assim como uma nova cultura. Mosjøen é uma cidade bastante diferente de Lisboa, o que levou a que tudo fosse uma novidade: o modo de agir das pessoas, as belas paisagens e os edifícios. Realizámos bastantes atividades com os alunos de todos os países presentes no evento, o que nos levou a conhecer a cultura de cada e a criar memórias de que nunca nos iremos esquecer.
Madalena Soares, 12.ºC3
Erasmus + é uma experiência que qualquer pessoa devia ter pelo menos uma vez na vida. Na semana de 27 de março a 2 de abril, um grupo de seis alunos e duas professoras foi a Mosjøen na Noruega. Durante a semana tivemos a oportunidade de conhecer a cultura norueguesa desde o povo Viking até à forma como a sociedade funciona atualmente. Pudemos também conhecer pessoas de outros países, como a Grécia e a Alemanha, que, na minha opinião, nos enriqueceu muito. O projeto chamado Euroconomy focou-se na imigração e cada aluno pode aprender as diferentes perspetivas de cada país sobre este assunto. Foi uma semana incrível que me ensinou muito a nível cultural e intelectual.
Vitória Mântua, 12.ºC3
Foi uma experiência enriquecedora. Ver outras realidades a nível cultural, ao nível da educação e também ao nível das rotinas, foi algo que este projeto me proporcionou e aprendi imenso com o mesmo. Além de que foi bastante interessante e divertido poder conhecer pessoas novas de outros países, e ver as memórias que fomos fazendo ao longo da semana. Esta viagem foi incrível, e nunca a irei esquecer.
Inês Rosa, 12.ºH2
Foi mesmo uma experiência inesquecível, uma das melhores da minha vida! Obrigado a todos os que tornaram esta viagem possível... ❤️