Seis personagens à procura de um autor
- Beatriz Ferrão
- 5 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jun. de 2022
No passado dia 18 de março, o EçaNews foi convidado pelo Professor Onivaldo Oliveira para ver a mais recente peça que os alunos de artes do espetáculo da nossa escola estavam a apresentar na biblioteca de Marvila. O EçaNews não poderia perder a oportunidade de relatar uma das peças mais reconhecidas de Luigi Pirandello retratada pelos próprios alunos da nossa escola.
A peça é aberta por quatro atores em palco, prestes a ensaiar a sua mais nova peça, dirigidos pelo rígido diretor.
Rapidamente o ensaio é interrompido por seis pessoas que se dizem ser personagens, que após serem rejeitadas pelo seu próprio criador se aventuram à procura que alguém as represente.
O diretor, apesar de desconfiado ao início, mostra-se interessado pela esquisita situação em que se encontra. Até que acaba por ser convencido a aceitar ser o autor destas seis personagens que se encontram, com vida, em frente dele.
As discussões entre o diretor e as personagens acerca de como esta peça deve ser representada uma análise filosófica do que é o teatro, algo que se vai percebendo aos poucos mas que acaba por ter um grande impacto na audiência.
Maior parte dos nossos grandes atores explicam que não é a primeira vez que atuam fora da escola, mas que não é por isso que o nervosismo os abandona. “Alguns imprevistos, mas é normal.”, reconhecem.
Ao contrário deste, alguns dos mais novos atores desta peça, do 11* ano, admitem ser a primeira vez a atuar num palco pouco familiar mas não é por isso que deixou de ser uma experiência fantástica para cada um dos participantes. “No mundo do teatro costuma-se dizer que o ensaio geral tem de correr mal para a peça correr bem” e a realidade é que a peça decorreu fantasticamente.
Uma peça com atores que apresentam qualidades extraordinárias para uma carreira duradoura no mundo da atuação.
Comments