top of page

Reportagem: Dia da Mulher

  • EçaNews
  • 1 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de jun. de 2022

O EçaNews saiu à rua durante este mês com o objetivo de levar questões a quem passasse e de ouvir as suas reflexões. A primeira pergunta, como não podia deixar de ser, foi algo que fizesse pensar sobre o papel da mulher e sobre o que o é ser, "Quando pensas em Mulher qual é a primeira palavra que te vem à cabeça?". Tivemos respostas imediatas e tivemos quem tenha parado e pensado, como se fosse a primeira vez. Força e Flor foram algumas das respostas que tivemos. Muitos referiram a Força de ser mãe, a Força de lutar. Várias também tenderam para a Beleza e Fragilidade da Mulher.


De seguida falámos sobre a desigualdade salarial, onde tivemos uma concordância maioritária, afirmando seguramente que é algo que existe e que tem de melhorar urgentemente. Relacionado com isto, questionámos se achavam que esta luta já tinha acabado, e novamente a resposta foi só uma - Não.


Perguntamos também qual seria a personalidade feminina que veriam a assumir o cargo de Presidência da República, onde as respostas foram bastante variadas e muitos não souberam responder. Por fim, colocamos se faltaria, ou não, mulheres na política e a resposta voltou a ser uma- Sim. Sim, faltam mulheres na política e em cargos de destaque, acrescentam.


Uma das respostas a uma das questões refere a importância e o papel que a escola tem nesta batalha. A consciencialização começa na escola ao mesmo tempo que se aprende a ler e a escrever. Começa nas aulas de Educação Sexual e de Cidadania, onde se fala de abuso sexual e de violência no namoro. Começa no recreio, onde se diz que sim uma menina pode brincar ao mesmo que o menino e o menino pode brincar ao mesmo que a menina. Não podemos perder estas coisas. Foram colocadas perguntas simples, ao qual as respostas foram idênticas. Isto prova que aquilo que motiva a celebração do Dia Internacional da Mulher é real, que é sentido pelas Mulheres.


Com isto, o EçaNews este ano volta a assinalar o Dia Internacional da Mulher, reforçando a sua importância ontem, hoje e amanhã. Um dia que se assinalará sempre pelas suas conquistas passadas e futuras, pelo caminho a percorrer e por todas as mulheres que já viram as suas vidas desvalorizadas em prol da nossa sociedade desde que existe.


Texto: Beatriz Marvão

Reportagem: Dinis Marques, Beatriz Ferrão, Clara Nunes

Edição: Dinis Marques




Comments


bottom of page