As legislativas e a importante ação votante em Portugal
- Nuno Sampaio
- 1 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de jun. de 2022
Há um mês, quase exatamente, o país conhecia o seu novo rumo. As sondagens bastante falavam, mas apesar disso, o desfecho era totalmente imprevisível. Os portugueses saíram às ruas, muitos visitaram as suas escolas de infância, enquanto outros só naquele dia conheciam a escola do seu bairro. E decidiu, decidiu utilizando um direito que bem lhe pertence, o povo português, votou para a constituição das bancadas parlamentares da Assembleia Nacional da República.
A abstenção foi combatida e o Partido Socialista é a maior força política da atualidade portuguesa, o PSD a segunda, o que não é novidade, mas para a surpresa de muitos, o CHEGA e a Iniciativa Liberal constituem o 3º e 4º lugares, em relação a constituição dos assentos parlamentares na AR.
O voto é a uma das formas de participação ativa na ação de governação do país, mais fortes e simples. Qualquer* cidadão, português, com mais de 18 anos, é elegível ao voto, um direito que custou a alcançar e que constitui hoje um dos principais pilares da Democracia, no mundo inteiro.
O EçaNews agradece a todos os portugueses que exerceram o seu direito, e pede aos que já têm o hábito de se informarem sobre a atualidade do pais, que o continuem a fazer e àqueles que não o tenham, que o adquiram. O que poderão fazer, por exemplo, consultando as nossas edições mensais.

Comments