Regimes políticos e desenvolvimento mundial
- Omar Dja
- 2 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jun. de 2022
No mundo atual, temos diversos países com regimes diferentes, cada um experiencia o seu, desde os regimes totalitários aos regimes fundamentalistas e extremistas, passando pelos democráticos.
Hoje em dia, há quem considere perigoso visitar países com outro tipo de regime que não seja o do seu país ou daquele onde vive. Na minha opinião, as pessoas não devem dizer que um país é perigoso, sem antes lá ter ido, pois só vivendo lá é que poderá sentir que, sim, esse regime pode trazer-lhe algo de mau ou, simplesmente, a pessoa pode não gostar das suas regras ou limites. No entanto, enquanto permanecer num país estrangeiro, não poderá deixar de obedecer ao regime desse mesmo país. Por exemplo, Portugal tem um regime completamente diferente do da Arábia Saudita, que se encontra no continente asiático.
Os sauditas têm um regime muito religioso em que as mulheres são proibidas de praticar certas atividades, como por exemplo, conduzir viaturas. Esta e outras restrições, que a Arábia Saudita tem até aos dias de hoje, em Portugal não existem.
Na minha sincera opinião, há certos regimes que já não deviam existir porque o mundo está a evoluir, a ciência avança a cada dia que passa e, vivendo sob alguns desses regimes, será como uma barreira e impedimento para o avanço mundial, tal como num passado recente em que, em alguns países, as mulheres não podiam ir à escola.
Se, por exemplo, ainda houver países com essa limitação, provavelmente o país não irá em frente, porque, na minha opinião, as mulheres são como os homens, todos temos grandes capacidades e não deverá, de qualquer forma, haver este tipo de regime neste mundo de hoje.
Texto: Omar Dja, 11.º E
Revisão: Prof.ª Ana Paula Ribeiro

Comments