top of page

"Pecados Santos", de Nuno Nepomuceno

  • Adelina Gonçalves
  • 5 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

A narrativa "Pecados Santos", obra de Nuno Nepomuceno, teve a sua primeira impressão em Janeiro de 2018. Com as suas variadas observações sobre as religiões, o autor tenta captar a nossa atenção, para lá do que é lido, tendo o mesmo sido inspirado por acontecimentos verídicos e bíblicos, descritos com total respeito e subtileza.


O livro conta a história de um rabino que é encontrado sem vida dentro de uma sinagoga. Logo a seguir a ele, outros casos similares sucedem, todos eles recriando episódios bíblicos em circunstâncias cada vez mais macabras. Surgem vários suspeitos, mas o interessante é que, o verdadeiro ou a verdadeira assassino(a), esteve sempre ao lado. É como diz o ditado: "Mantenha os seus amigos por perto e os seus inimigos mais perto ainda".


No que me toca, posso dizer que é uma obra, não só para ser lida, mas também estudada. É realmente um livro que me ajudou a perceber a importância da tolerância e do respeito para com as outras religiões. Há certos hábitos ou costumes, que podem afligir-nos ou simplesmente parecer ridículos. Qual será a nossa postura perante isto? Acredito que para além da tolerância, precisamos também de respeito. O respeito, por si só, leva-nos a agir ou a tratar os outros da mesma forma que queremos ser tratados. Isto, não são apenas palavras vãs. Se este fosse o meu pensamento antes, eu não teria levado uma minha amiga a ir contra os seus princípios. Naquele momento, foi certamente uma grande traição da minha parte. Já não consigo mudar o passado, mas o futuro ainda se fará presente, e este eu posso moldar.


Como aspetos negativos, menciono alguns, como por exemplo o excesso de certas descrições: várias vezes dei por mim num bloqueio mental. Muitas personagens e algumas sem motivo aparente, tive que voltar atrás e reler para me poder orientar melhor na história. Em relação aos aspetos positivos desta obra, começo por citar a capa, chamou muito a minha atenção e o meu coração estava certo, eu amei ler "Pecados Santos". Em relação à narrativa, assuntos muito bem estruturados, a história em si bastante criativa e cativante, com uma linguagem trabalhada. Embora aborde temas de certa forma pesada, nas descrições pode notar-se uma excelente carga de informações e pesquisas.


Em conclusão, gostaria de convidar todos a tirarem proveito desta maravilhosa obra "Pecados Santos" de Nuno Nepomuceno, uma narrativa repleta de sentimentos e ações que nos levam a viajar pra lá da realidade.

Comments


bottom of page