O álcool na vida dos jovens
- André Pato
- 5 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Quanto mais cedo se inicia o consumo de álcool, maiores são as chances de desenvolver problemas relacionados com o uso de álcool na idade adulta. Porém, mesmo quando confrontados com estes factos, os jovens ainda consomem álcool, sem terem em conta as suas consequências. Atualmente, face a este comportamento por parte dos jovens, a sociedade questiona-se: Porquê?
Independentemente do motivo que tenha levado o jovem a começar a beber, é importante que estes saibam que estão sujeitos a uma série de riscos potenciais. O consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes compromete o sistema nervoso central que ainda se encontra em desenvolvimento. Desta maneira, as suas vias nervosas podem-se tornar mais suscetíveis a danos causados pelo álcool, podendo levar, de igual modo, ao comprometimento de várias funções motoras e psicológicas. Se estas são as consequências no corpo do consumidor, existem ainda outras externas. Sob o efeito do álcool os jovens tornam-se mais propícios a comportamentos de risco, assim como, lutas, atos sexuais desprotegidos ou até não consensuais, acidentes de viação, entre outros.
Os jovens tentam justificar este comportamento como um meio de aceitação por amigos ou por, simplesmente, quererem ser mais autónomos, assumindo comportamentos de risco e testando limites, sem terem noção das repercussões que isto terá na sua vida, porém, face às consequências que as suas ações podem ter, citadas acima, nenhum destes argumentos justifica este tipo de comportamento.
Então, o que podemos fazer para preveni-lo? Atitudes como: explicar os factos associados ao uso do álcool e as suas consequências, mostrar apoio, evitar um tom autoritário quando se falar sobre este assunto, estabelecer limites e ter atitudes condizentes com o que é estipulado, pois estes comportamentos servirão de exemplo para os mais jovens, já que são todas estas atitudes que apenas irão beneficiar o jovem na sua vida daí em diante.
Texto: André Pato, 11.º C3

Commentaires