O Ano Novo no país mais habitado do mundo
- Nuno Sampaio
- 1 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Uma volta ao Sol, em Portugal e em grande parte do planeta, por parte do planeta terra, significa a entrada num novo ano. Mas há exceções, não somos todos iguais e pessoalmente tenho até medo de imaginar um mundo sem diferenças.
Na China, o ano novo só agora entrou em vigor. O Dia 1 de Fevereiro de 2022 marca para os chineses a entrada num novo ciclo de dias e o fim do anterior que foi o ano do boi. Este novo ano chinês que tem agora início, é o ano do tigre.
O calendário chinês é divido por 12 animais. Cada ano representa um deles, e a ordem pela qual eles estão organizados é a ordem segundo a qual, eles acreditam, cada um deles foi chamado por Buda. Tendo sido primeiro o rato, depois o boi, a seguir o tigre, o coelho, o dragão, a cobra, o cavalo, a cabra, o macaco, o galo, o cão e por último o porco. Cada um desses animais está ligado a um dos cinco, ditos fundamentais, elementos do universo: a água, o metal, a terra, a madeira e o fogo.
O novo ano chinês tem início durante a primeira lua nova e termina logo antes dela aparecer. A semana inteira, dourada para os chineses, é feriado em todo o território chinês.
O ano do tigre, assinala um ciclo de determinação e movimento energético para os acontecimentos, de um modo geral. É comum que nas casas onde se siga a tradição, se faça uma limpeza geral nesta época para que as novas energias do novo ciclo, possam entrar.
Texto: Nuno Sampaio

Comentários