top of page

Migrants, uma curta sobre as crises climática e de refugiados

  • Dinis Marques
  • 1 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de jun. de 2022

Publicado a 16 de janeiro de 2022, o artigo do PÚBLICO “Migrants: esta curta sobre refugiados (que são ursos polares) derrete o coração” apresenta uma multipremiada curta-metragem que, à primeira vista, aparenta ser destinada a crianças, porém, rapidamente constatamos que não é disso que se trata. Além deste filme estar incrivelmente bem realizado, “a narrativa é uma alegoria que remete para as crises climática e de refugiados que já afetam populações humanas”.

Esta discreta abordagem representa milhares de famílias migrantes que enfrentam atitudes cruéis pelo simples desejo de querer o que todos pretendem… uma vida decente, sem medo, violência e pobreza. Por vezes, torna-se quase impossível compreender este facto, uma vez que não é comum sermos forçados a deixar o nosso país. A questão referente aos refugiados tem-se agravado, sendo cada vez mais um problema à escala global. Porém, é aqui, na Europa, que esta matéria se tem revelado alarmante, devido à falta de apoio e condições. A solução só é possível através da união entre os povos para uma luta pela paz, pela igualdade, pela solidariedade e por um maior respeito pelos direitos humanos.

Ao mesmo tempo, esta curta-metragem dá conta da gradual crise climática. São explorados temas como o degelo e a destruição dos habitats, efeitos imediatos do aquecimento global. A grande verdade é que o poder da mudança está nas nossas mãos. No fim de contas, temos pouco tempo. Mas estamos à espera de quê? Se mantivermos o nosso estilo de vida, não conseguimos garantir a subsistência das gerações futuras.

De facto, o modo como os cinco jovens que produziram este filme conseguiram conciliar diferentes temas numa só história foi simplesmente brilhante. Seja a crise de refugiados ou as alterações climáticas, só através da cooperação e entreajuda se poderão criar alicerces para uma vida mais harmoniosa.


Texto: Dinis Marques


댓글


bottom of page