"Juventude Inquieta"
- Clara Nunes
- 2 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
Na passada quarta-feira, dia 21 de outubro, os alunos da Escola Secundária Eça de Queirós, da turma 12.º H2, tiveram o gosto de, no âmbito da disciplina de História, acompanhados da professora Paula Faia, assistir à peça de teatro “Juventude Inquieta”, no teatro Nacional D. Maria II.
A peça “Juventude Inquieta”, dirigida por Joana Craveiro, espelha as utopias, os sonhos e as aspirações políticas de jovens em diferentes épocas da História. É inspirada num romance de Augusto Abelaira, “A cidade das Flores”, de 1959 e passa-se em Florença, no período em que o fascismo de Benito Mussolini se propagava e afirmava. Apesar de retratar Itália, a verdade é que a finalidade inicial de Abelaira era retratar a realidade de Portugal, no entanto, por motivos de censura, não o conseguiu realizar, visto que seria penalizado caso o fizesse. Este livro é até hoje uma inspiração, que leva a refletir sobre resistência e a luta contra os sistemas políticos autoritários, tanto os velhos como os novos.
Em geral, a turma considerou que, apesar da sua longa duração (3 horas), a peça foi deveras interessante e enriquecedora.
Texto: Clara Nunes
Revisão: Dinis Marques
Comments