Jornalismo
- Ana Rita Guerreiro
- 5 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
O jornalismo surgiu no mundo por volta do século XVII, como uma consequência da invenção de Gutenberg, a prensa, que foi usada para iniciar a impressão em massa.
Embora possas conhecer os meios de comunicação mais comuns, através dos quais as notícias são partilhadas pelos jornalistas. Com o desenvolvimento tecnológico e o surgimento de novas plataformas de divulgação, surgiram diferentes tipos de jornalismo. Aconteceu nos jornais, no rádio, depois com a televisão e hoje em dia, grande parte da informação é compartilhada na internet. Estes são os diferentes tipos de jornalismo e as suas características e história:
Jornalismo impresso
É o jornalismo mais antigo e mais conhecido. O jornal mais antigo de que se tem notícia foi o Acta Diurna, que surgiu por volta de 69 a.C., quando o militar, político e ditador romano, Júlio Cesar teve a ideia de informar a população sobre fatos políticos e sociais ocorridos no império. Quando falamos de jornalismo impresso, falamos de jornais e revistas que enviam informações através das palavras, da escrita e da impressa.
Jornalismo de rádio
Tal como o nome indica, o jornalismo de rádio é transmitido na rádio. Por muitos e muitos anos foi um dos mais populares e continua a ser utilizado por muitas pessoas, principalmente por causa de seu menor custo e facilidade de adaptação às novidades atuais.
Fotojornalismo
O jornalismo através de imagens chama-se fotojornalismo. Por vezes é mais fácil utilizar o fotojornalismo para falar de questões de protesto ou cenários de catástrofes naturais, porque é aí que a fotografia pode transmitir muito mais do que palavras.
Jornalismo audiovisual
Com certeza vês este tipo de jornalismo diariamente, especialmente no telejornal, embora haja também encontros de televisão ou debates.
Jornalismo multimédia
O jornalismo multimédia é o jornalismo feito através da internet. As plataformas online podem reunir diferentes tipos de jornalismo. Como a imprensa escrita, jornalismo audiovisual e de rádio na forma de Podcasts (áudio e vídeo), fotografias e novas formas de informar ao público, como os blogs, portais e redes sociais. O jornalismo multimídia é considerado o meio de comunicação do futuro.
Liberdade de imprensa
A liberdade de imprensa é positiva porque incentiva a partilha de múltiplos pontos de vista, promove a troca de ideias de forma a reduzir e prevenir tensões e conflitos. O índice de liberdade de imprensa é uma classificação de países realizada pela organização Repórteres Sem Fronteiras. O seguinte mapa é o índice de liberdade de imprensa em 2021.
Plágio
Um dos problemas do jornalismo é o plágio. O plágio é o ato de assinar, apresentar e publicar uma obra da autoria de outra pessoa, sem que haja a permissão do autor. O plágio pode ser feito em parte ou da obra completa. Dias importantes para o jornalismo
O Dia dos Jornalistas Pela Paz comemorasse a 27 de outubro.
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa comemorasse no dia 3 de maio.
O Dia internacional dos jornalistas comemora-se a 8 de setembro.
Texto: Ana Rita Guerreiro

Comments