Jake Bailey, uma inspiração que se tornou num sucesso a nível mundial
- Dinis Marques
- 2 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
“I wrote a speech. And then a week before I was due to deliver that speech tonight, they said you´ve got cancer. They said if you don´t get any treatment within the next three weeks you´re going to die.” É assim que Jake Bailey inicia o seu discurso na cerimónia de conclusão do ensino secundário na Christchurch Boys High School. Foi a 6 de novembro de 2015 que Jake recitou um texto que tinha preparado, dias antes de ser diagnosticado com um dos tipos de cancro mais desafiantes conhecidos pelo ser humano. O discurso, gravado e depois publicado no Youtube, tornou-se viral, comovendo milhões de pessoas em todo o mundo (Assiste ao discurso aqui).
Desde que foi anunciada a remissão do seu cancro, em 2016, Jake Bailey tem-se dedicado à partilha da sua história e experiência pessoal com milhares de pessoas à volta do globo. Este jovem mostrou-se um exemplo de superação e resiliência, transformando a vida de pessoas de todas as idades. Ao longo destes cinco anos, o neozelandês também foi protagonista do documentário “The Common Touch – The Jake Bailey Story” e autor do livro “Jake Bailey: What Cancer Thaught Me”.
No início deste ano, após cinco anos em remissão, Jake anunciou na sua página do Facebook que está oficialmente curado do cancro, causando uma enorme alegria em todos aqueles que acompanharam a sua jornada desde 2015.
Este ano letivo, o Professor Fernando Pinto, no âmbito da disciplina de Psicologia B, do 12.º ano, fez questão de apresentar aos seus alunos, o discurso deste célebre jovem. Rapidamente os alunos mostraram interesse em saber mais sobre o seu percurso. E foi no passado dia 14 de outubro que, diretamente da Nova Zelândia, Jake Bailey se reuniu, via Zoom, com as turmas de Psicologia, para responder a algumas questões pertinentes e contar mais algumas curiosidades sobre a sua história e perspetivas de futuro.
Esta foi apenas mais uma das intervenções inspiradoras de Jake, que embora se baseie na sua experiência com o cancro, tal como outras anteriores, foi muito mais abrangente, ajudando pessoas de todas as origens e idades, que enfrentam diversas adversidades.
É assim que Jake tem aplicado o seu tempo: a ajudar e a inspirar pessoas por todo o mundo!
Texto: Dinis Marques
Revisão: Prof.ª Ana Paula Ribeiro



Sim, foi uma aula magnífica! Como diria Sebastião da Gama, a aula aconteceu.
4 turmas do 12.º ano, em 3 salas diferentes, com a colaboração activa, em cada sala, de alunos e professores.
Na transmissão Zoom participaram, integralmente, o Patologista Manuel Sobrinho Simões, o Psiquiatra Luís Patrício, a Médica Internista Fátima Pinto e a Psicóloga Clínica Maria Moreira dos Santos. A notável moderadora da sessão foi a ex-aluna da Eça, a Bióloga Ana Catarina dos Santos.
Tecnicamente, a aula também foi um sucesso: a internet nunca se engasgou!!!