Dia de São Valentim
- Duarte Fernandes
- 1 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
São Valentim (Valentim de Roma) é um santo reconhecido pela Igreja Católica e, pelas Igrejas Orientais, no qual dá o nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde o celebram com o Dia de São Valentim. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga.
História

Dia de São Valentim, ou Dia dos Namorados, remonta à história de que um bispo, de nome Valentim, que durante o século III, lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que tinha proibido a realização de casamentos durante as guerras, acreditando que os solteiros seriam melhores combatentes e que se concentrariam mais facilmente na guerra e na vida militar. Contra a ordem do imperador, o bispo continuou com a celebração de matrimónios. Quando a prática foi descoberta, foi preso e condenado à morte. Enquanto preso, eram vários os jovens anónimos que, em demonstração de apoio e compaixão, lhe enviavam flores e bilhetes, afirmando continuarem a acreditar no amor, explicando assim a troca de postais e cartas que se proliferou até à atualidade.
Conta a lenda que o bispo se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e que, milagrosamente, lhe devolveu a visão. Antes da sua execução, Valentim escreveu uma mensagem de despedida na qual assinou como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”. O dia da sua execução tornou-se num tenebroso dia de jejum, em sua homenagem.
A associação com o amor e o romantismo chega-nos depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado. No século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como união do Dia dos Namorados. A data foi adotada, um século depois, nos Estados Unidos, como Saint Valentine’s Day.
Atualmente, o Dia de São Valentim é associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. A prática das mensagens manuscritas deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em grande escala e aos presentes, como símbolo de carinho e demonstração de amor pelo outro.
Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é comemorado um pouco por todo o mundo, geralmente a 14 de fevereiro. No Brasil, a data surge a 12 de junho, no dia que antecede o dia de homenagem ao padroeiro dos casamentos, Santo António.
Neste dia é demonstrado o carinho, amor e reconhecimento entre casais. As imagens que se associam a este festejo são de corações e de cúpidos, sendo a cor predominante o vermelho e as flores magistrais, as rosas.

Texto: Duarte Fernandes
Komentar