top of page

Celebridades que realmente se importam com o planeta

  • Beatriz Ferrão
  • 5 de abr. de 2022
  • 3 min de leitura

Jaden Smith, filho do conhecido ator Will Smith, mostrou ter uma preocupação maior pelo ambiente desde pequeno. Tinha apenas 17 anos quando, com a ajuda dos seus pais, co-fundou a empresa JUST Water, uma companhia que cria garrafas de água com 82% de recursos renováveis.


"Quando eu ainda só tinha 10 anos, o meu professor de surf ensinou-me que o oceano estava vivo e o meu professor do meio ambiente ensinou-me que o oceano estava a morrer. Daquele ponto em diante, eu tive um compromisso eterno com esta crise - e eu realmente sinto a urgência de agir agora."


Não é surpresa para ninguém que o Leonardo Dicaprio faça parte desta lista. O ator tem vindo a apoiar a luta contra as alterações climáticas já há muito tempo e é talvez a celebridade mais conhecida por fazê-lo.

São muitas as causas que apoiou e projetos que ajudou, entre eles, é um doador frequente a causas de conservação ambiental, foi um co-fundador da Aliança da Terra (uma organização sobre as alterações climáticas dirigida por uma equipa independente de cientistas e conservacionistas).


Além disso, já financiou centenas de projetos relacionados com o clima, incluindo programas de conservação da biodiversidade e direitos indígenas. E não nos podemos esquecer de como faz parte do elenco de documentários e filmes climáticos, nomeadamente “Ice on Fire” e mais recentemente “Don’t Look Up”.


O cantor Pharrell Williams também não se mostra indiferente quanto à causa, é constante a sua colaboração com companhias que têm como objetivo reduzir o resíduo plástico através da reciclagem e Upcycling. É também sócio da empresa G-Star Faw, uma companhia que utiliza plástico dos oceanos reutilizado para fazer peças de roupa.


“As alterações climáticas são uma das questões mais definidoras do nosso tempo que ameaçam a nossa própria existência no planeta terra.”



O próprio Hulk quer um planeta mais verde, este é um ativista ativa contra as alterações climáticas. O Mark Ruffalo ajudou a fundar o projeto “The Solutions Problem”, que tem como objetivo melhorar a equidade e sustentabilidade ao apoiar decisores climáticos.


Assim como DiCaprio, também Mark Ruffalo destacou-se em documentários ambientais, como por exemplo no filme “In This Climate”.




A Lizzo foi uma dos vários artistas que atuo num concerto de caridade de 24 horas, este foi realizado pela “Global Citizen” para aumentar a conscientização sobre a crise climática.

A cantora também falou da conexão entre justiça climática e justiça racial: “Já que falamos sobre mudanças climáticas e como tornar o mundo num lugar melhor e também resolver a questão dos sem-abrigos, temos também de falar sobre o racismo institucionalizado que acontece neste país a toda a hora.”

Don Cheadle é um grande defensor de questões relacionadas ao clima e é co-fundador do projeto “Not On Our Watch”, uma organização que ajuda populações vulneráveis, marginalizadas e deslocadas.


Cheadle recebeu também o prémio da paz em 2007 ao lado de George Clooney pelo seu trabalho de acabar o genocídio de darfur.


“Espero conseguir usar a minha figura de “celebridade” para motivar as pessoas e contribuir para que a nossa sociedade global volte do precipício, estou surpreso que o meio ambiente não esteja no topo da lista. O que é que é mais importante que comida e ar limpo? Precisamos de um grande empurrão.”


BlackPink esteve destacado no “Dear Earth”, um especial do youtube que visa a educar a sua audiência sobre as alterações climáticas e a luta por um planeta melhor.


“A nossa geração tem de se juntar. Temos de nos unir e trabalhar para este objetivo coletivo que é salvar a terra.” - Rosé


Texto: Beatriz Ferrão

Comentários


bottom of page