top of page

Abordar a guerra aos mais novos

  • Escola Básica Parque das Nações
  • 5 de abr. de 2022
  • 3 min de leitura

A Paz é o Caminho - Abordar a guerra numa perspetiva de educar para a não violência e construir a paz…


O tema é sensível! E quando pensamos nas crianças em idade pré-escolar somos “invadidos” por dúvidas em relação à melhor forma de abordar a situação atual da Europa e do Mundo – a guerra. As ações dos agentes socializadores significativos para as crianças, como a família, escola, grupos de pares, os meios de comunicação e a comunidade, reportam influências sobre a forma como compreendem e veem o mundo. Assim, não podemos deixar que as crianças cresçam “à margem” do que se passa em seu redor e, entendemos que a escola tem um papel importante na construção do desenvolvimento de atitudes e valores estruturantes para as aprendizagens ao longo da vida. Na Educação Pré-Escolar, “a área de Formação Pessoal e Social é transversal e, incide no desenvolvimento de atitudes, disposições e valores que permitem às crianças continuar a aprender com sucesso e a tornarem-se cidadãos autónomos, livres e solidários” (OCEPE: 6), sendo fundamental que a educação para os valores se vivencie numa ação conjunta e nas relações com os outros.

No passado dia 30 de janeiro assinalou-se o “Dia Escolar da Não Violência e da Paz”, considerando este conteúdo pertinente, no contexto educativo e na vida, que possibilita a educação para os valores, as educadoras abordaram esta temática escutando as conceções das crianças sobre o que é “a não violência” e “a paz” numa perspetiva de aprendizagem cooperada e de compreensão das suas atitudes no respeito pelos outros. Da recolha conjunta das conceções das crianças resultou um mural ilustrado (fotografia) em articulação entre as 3 salas do Jardim de Infância que relata a PAZ na sua relação com os outros, com a família e o meio que as rodeia, como podemos observar nos registos relatados pelas crianças.




No dia 25 de fevereiro, a comunidade escolar fez um cordão humano para mostrar que não estamos indiferentes ao que se passa no Mundo.

No dia 4 de março, respondendo a um desafio da Direção do Agrupamento, a equipa de docentes da Educação Pré-Escolar decidiu promover algumas atividades que tiveram como objetivo destacar a solidariedade, o respeito e a empatia que devemos ter perante os outros, sensibilizando as crianças para atitudes de humanidade e amor entre as pessoas. Sendo importante realçar que todas as guerras acabam e que existem soluções não violentas para a PAZ – resolver os conflitos de forma pacífica.

Lemos e exploramos com as crianças, a história “Daqui ninguém passa!”, um livro escrito por Isabel Minhós Martins que fala sobre liberdade, ditadura e revolução. As ilustrações apelativas de Bernardo Carvalho

A história fala de um general que queria uma página do livro só para ele e, ordenou a um guarda que ninguém podia passar aquela fronteira (página direita do livro). Mas a confusão toma conta da história, vencendo a liberdade do povo em prol da ditadura do general.


Também foi realizado um mural em articulação com as 3 salas do Jardim de Infância que pretende sensibilizar a Comunidade Educativa para a importância da PAZ.


E porque Escola e Família trabalham em parceria, as educadoras lançaram o desafio às famílias das crianças das 3 salas que responderam de forma muito positiva e criativa, deixando os seus filhos felizes e orgulhosos.

As nossas ações podem mudar as pessoas e, nós, todos juntos, podemos mudar o mundo!


Jardim de Infância do Parque das Nações - As educadoras Fátima Pacheco / Fernanda Santos / Gracieta Dias

Comentários


bottom of page