top of page

A importância da arte

  • Maria Carolina Tavares
  • 5 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

Nem sempre nos apercebemos da importância que a arte tem no nosso dia a dia. Desde visitar museus, às coisas mais simples, como tirar uma fotografia ou ler um livro, a arte sempre esteve e sempre estará presente na nossa vida.


A arte, nas suas variadas formas, permite conhecer diferentes culturas e dá-nos a oportunidade de nos conhecermos a nós e de nos darmos a conhecer ao mundo.  


A arte é uma forma de conectar pessoas, desde os artistas que se expressam às pessoas que a consomem e se reveem no que é expresso. A música é, para mim, a expressão artística que mais nos une. Através desta, sentimo-nos compreendidos e criamos uma ligação com o artista, seja por meio da melodia, seja por meio da letra. A música tem a capacidade de se adequar a qualquer momento e de nos acompanhar permanentemente.


O cinema é outra forma de arte que influencia os nossos sentimentos e sensações e, assim, nos faz refletir. Movimento, som e imagem surgem em simultâneo numa obra cinematográfica para transmitirem a realidade, abordando temas atuais, históricos ou ficcionais.  O cinema permite-nos conhecer de uma forma muito realista outros “mundos” e muitas questões importantes sobre os mesmos, obtendo com isso consciência de outras realidades que de outro modo não seria possível.


Muitos não dão o devido reconhecimento à arte, acreditando mesmo que esta não tem qualquer importância nas nossas vidas. Imaginemos, então, um mundo sem literatura, pintura, dança ou fotografia. Um mundo sem arte, seria tão bonito quanto o que temos?


Como diz o professor do filme “O clube dos poetas mortos”: “Medicina, negócios, direito, engenharia... são atividades nobres e necessárias para sustentar a vida. Mas poesia, beleza, romance, amor… é para isso que nos mantemos vivos”, julgo que esta frase transmite bem a importância que a arte tem nas nossas vidas.


Comments


bottom of page