top of page
  • Maria Inês Curto

O que fazer em tempos aborrecidos?

Atualizado: 7 de jul. de 2021

Desde a quarentena do ano passado, vim a descobrir muitas atividades diferentes ao meu alcance. Notei que muitos dos meus colegas de turma não faziam muita coisa em casa, para além de estudar, jogar, e ver coisas na televisão/telemóvel, e diziam que não tinham quase nada para fazer. Eu não consegui parar de inventar coisas para fazer, porque não gosto de ficar parada “a ver navios”, então decidi começar atividades novas.


Lembrei-me que tinha um ukulele mas nunca aprendi a tocar. Então peguei nele e pensei: mãos à obra! Hoje em dia podemos encontrar de tudo no Youtube, comecei a pesquisar canais que ensinavam como aprender a tocar ukulele para iniciantes. Consegui aprender o básico e várias músicas com estilos diferentes. O ukulele é um instrumento que não é caro, dependendo da marca, e é muito fácil de aprender, e mesmo pessoas que não tenham jeito conseguem obter bons resultados. E assim que já tinha uma base sólida para começar um novo instrumento pedi emprestada a guitarra clássica ao meu irmão. Aconteceu o mesmo que no ukulele: neste momento já consigo tocar músicas variadas. Quem não consegue adaptar-se a cordas pode sempre aprender a tocar tambor ou flauta de bisel (usada na disciplina de música de 5º e 6º ano), entre outros...


Como tocar instrumentos não me bastava, decidi aprender chinês. Assim como existem aplicações para aprender a tocar um instrumento, existem também aplicações para aprender línguas. E muitas das aplicações disponíveis são gratuitas. Como estava entusiasmada, decidi melhorar o meu nível de inglês, espanhol e francês.


Toda a gente adora ver uma boa série ou um bom filme. Existem vários sites/plataformas onde se podem ver filmes/séries. Eu, por exemplo, comecei a ver séries com legendas em inglês em vez de português para melhorar o meu inglês. Mas não podemos estar todo o tempo colados ao ecrã.


Se sentirmos necessidade de relaxar, podemos pintar ou desenhar, colorir desenhos… Muitas vezes ajuda-nos a ocupar a cabeça e não deixar que o stress do dia a dia nos afete.


Experimentar novos materiais, fazer desafios às capacidades de pintura e desenho de cada um, explorar o seu talento. Falta de materiais é algo que não nos impede, pois podemos usar praticamente tudo para fazer arte. Muitas vezes, eu pinto com especiarias e outros ingredientes como açafrão, café, curcuma, beterraba, entre outros… Como base para pintar podemos usar telas; se não tivermos podemos usar lençóis velhos.


E por último há a culinária, uma maneira saborosa de relaxar, e ainda melhor é cozinhar com a família muitas receitas, desde doces até salgados! Pode ser muito bom aprender a cozinhar e muito útil para o futuro.


Texto: Maria Inês Curto

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page