top of page
  • Ana Rita Guerreiro

Inventores conhecidos e invenções pouco faladas

Conhece a história e evolução de algumas invenções pouco faladas e também de alguns inventores conhecidos.


Máquina de lavar loiça

A máquina de lavar loiça foi inventada por Josephine Cochran,que viveu por volta do ano de 1880 no Illinois, na América. Era uma senhora rica, que organizava muitos jantares, cabendo aos empregados lavar a loiça. Quando se apercebeu que eles não eram cuidadosos a desempenhar as suas funções, decidiu lavar ela própria a loiça. Naquela altura ainda ninguém tinha inventado uma máquina de lavar loiça adequada para lavar os pratos e copos depois de um jantar para cerca de 40 pessoas.Dava muito trabalho e as suas mãos ficaram feias por ter que esfregar a loiça na água quente com o sabão. Não demorou até ficar cansada de tanto lavar. Assim, Josephine desenvolveu um plano: iria inventar uma máquina de lavar loiça. A primeira ficou pronta em 1886. A sua máquina foi um grande sucesso e é hoje utilizada na maioria das habitações.


Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci foi um grande e famoso inventor. Nasceu em Itália, em 1452. Era muito inteligente e fazia muitas coisas das quais ficavam grande parte na perfeição. Não foi apenas pintor, escultor mas também cientista, inventor e desenhador. O seu quadro mais conhecido é a Mona Lisa.

Leonardo tinha um sonho: queria ter a possibilidade de voar. Com esse sonho estudou a forma das aves voarem e desenhou as suas asas. Fez ainda vários desenhos de máquinas voadoras mas independentemente de tudo o que tenha inventado, ele nunca voou.

Ao longo da sua vida, Leonardo guardou as ideias que lhe surgiam em cadernos. Como queria as suas ideias em segredo, usava a escrita em espelho.


Barbie

A boneca mais falada no mundo é a Barbie. Esta foi criada à mais de 50 anos por Ruth Handler, uma mulher americana. A filha de Ruth, Bárbara gostava de brincar com bonecas feitas de papel, às quais podia pôr roupas quando bem queria. Bárbara tratava as suas bonecas como adultas e não crianças, por esse motivo e por outros a inventora de Barbie criou uma boneca adolescente. Esta boneca foi um tremendo sucesso. Pouco tempo depois arranjou um namorado, o Ken. ..

A primeira Barbie de que há memória foi criada no ano de 1959. A elegante boneca já foi uma estrela de Rock, astronauta, uma hospedeira, mulher de negócios. Esta boneca foi candidata à presidência dos EUA e esteve no exército. Ao todo já se contam mais de 180 profissões.

Penso adesivo

O penso adesivo foi criado pelo americano Earle Dickson em 1920. Earle tinha casado com uma senhora cujo o nome era Josephine, que era muito desastrada e aleijava-se frequentemente ao realizar as suas tarefas domésticas. Earle Dickso pensou que tinha de fazer algum curativo para a esposa usar quando ele estivesse ausente. Então pôs mãos à obra. O resultado final foi muito bom e o problema ficou resolvido.

Thomas Edison

Thomas Edison nasceu nos EUA no ano de 1847. Thomas não ia à escola, estudava em casa e tinha aulas com a sua mãe, que lhe ensinava tudo o que sabia. Aos 10 anos de idade já tinha um laboratório na cave da casa onde vivia com os pais. Aí fazia experiências, arranjava e inventava objetos e aparelhos.

Inventou a lâmpada elétrica, que no início só funcionava durante alguns minutos. Mais tarde procurou e encontrou materiais de maior qualidade, e a lâmpada manteve-se acesa durante 1200 horas. Edison produziu outras invenções importantes, como o microfone, o cinescópio, o fotógrafo, a caneta elétrica.


A caneta esferográfica

As pessoas cegas não conseguem ver, assim não conseguem ler as letras e palavras. Mas, para alegria de todos nós, existe uma forma. Esta forma foi inventada por um rapaz de 15 anos de idade.

Aos 3 anos, ficou cego devido a um acidente na oficina do seu pai e começou a frequentar uma escola especial para pessoas que nasceram cegas ou que vieram a cegar. Esta escola localizava-se na capital de França, Paris. Aí aprendeu tudo, exceto aquilo que mais queria: queria aprender a ler. Então Louis, assim se chamava este jovem inventor arranjou maneira de aprender a ler, mas teria primeiro que inventar uma linguagem escrita, que as pessoas cegas viessem a usar.

Louis Braille inventou um padrão de pontos para cada letra do alfabeto, o qual podia ser sentido através do tato. E assim, ao passar os dedos por cada padrão conseguia ler cada palavra escrita nesta linguagem, a qual foi dada o nome de linguagem Braille.


Letras em braille

As pessoas cegas não conseguem ver e assim não conseguem ler as letras e palavras. Mas, para alegria de todos nós, existe uma forma. Esta forma foi inventada por um rapaz de 15 anos de idade.

Aos 3 anos, Louis Braille cegou num acidente na oficina do seu pai e começou a frequentar uma escola em Paris, para pessoas que nasceram cegas ou vieram a cegar mais tarde Aí aprendeu tudo, excepto aquilo que mais queria: aprender a ler. Então Louis arranjou maneira de aprender a ler… mas teria de primeiro inventar uma linguagem escrita, que podia ser interpretada por pessoas cegas.

Louis Braille inventou um padrão de pontos para cada letra do alfabeto, o qual podia ser sentido através do tato. E assim ao passar os dedos por cada padrão conseguia ler cada palavra escrita nesta linguagem, a qual foi dada o nome de linguagem Braille.



Texto: Ana Rita Guerreiro (4.ºA)

Revisão: Maria Inês Curto

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page