top of page
  • Laura Silveira

Hans Christian Andersen - Escritor e poeta dinamarquês


HISTÓRIA FAMILIAR

Nasceu no dia 2 de abril de 1805 na cidade de Odense, Dinamarca.


Filho de Hans Andersen (sapateiro) e Anne Marie Andersdatter (lavadeira).

A infância de Hans Christian foi marcada pela pobreza e pela falta à escola; toda a sua família vivia e dormia num único quarto. O pai adorava o filho, a quem ajudou a ter gosto pela imaginação e a criatividade, contando-lhe histórias, apresentando-lhe obras como As Mil e Uma Noites, e fazendo-lhe um teatro de marionetas com o qual ele criava histórias.





TRABALHO

Trabalhou como aprendiz de tecelão e, mais tarde, para um alfaiate. Aos catorze anos, mudou-se para Copenhaga para procurar emprego como ator.

Apesar de ter escrito diversos romances para adultos, livros de poesia e relatos de viagens, foram os contos de fadas que tornaram Hans Christian Andersen famoso. Especialmente porque até então, eram muito raros livros voltados apenas para crianças.

Segundo estudiosos, foi a "primeira voz autenticamente romântica a contar histórias para as crianças" e queria colocar padrões de comportamento que deveriam ser adotados pela sociedade que se organizava, apontando os antónimos "poderosos" e "desprotegidos", "fortes" e "fracos", "exploradores" e "explorados". Ele também pretendia demonstrar a ideia de que todos os homens deveriam ter direitos iguais.


CURIOSIDADES

Graças à sua contribuição para a literatura juvenil, a data de seu nascimento 2 de abril, é o Dia Internacional do Livro Infantojuvenil. Além disso, o mais importante prémio internacional do gênero, o Prémio Hans Christian Andersen, tem o seu nome.


OBRAS PRINCIPAIS:


Autora: Laura Silveira

Revisão: Beatriz Ferrão

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page