top of page
  • Beatriz Ferrão

5 filmes para veres, durante a pausa, entre a primeira e a segunda ronda de testes

Como aluna, sei o quanto sobrecarregados ficamos quando os testes se aproximam e por isso mesmo também sei o quanto queremos aproveitar a pequena pausa entre as duas rondas de estudo intensivo. Logo, reuni aqui cinco filmes, alguns recentes e outros mais antigos, que considero perfeitos para vos fazer esquecer a matéria acumulada por um bocadinho. Tentei elaborar uma lista de filmes distintos para cada um poder apreciar o seu género cinematográfico favorito, enquanto recuperam forças para voltar ao estudo.

 

ZODIAC

“Zodiac” é um thriller policial que, com uma duração de 2 horas e 37 minutos, nos transporta até aos anos 60 e 70, onde o famoso serial killer, Zodíaco, aterroriza as ruas de São Francisco. O realizador David Fincher reconta os dias, semanas e anos durante e após as vítimas do assassino. No entanto, ao invés de se focar nos ataques do mesmo, Fincher retrata toda a investigação, cartas do assassino e os quebra-cabeças enviados pelo mesmo, assim como o efeito psicológico que isso tem em todos os envolvidos com o caso. Passados 50 anos, depois do seu último ataque, a identidade de Zodíaco continua desconhecida.


 

THE CONJURING (1 E 2)

O primeiro filme, baseado numa história verídica dos anos 70 e com uma duração de 1 hora e 52 minutos, leva-nos a conhecer a família Perron que recentemente se mudou para uma casa de campo em Rhode Island. Ao chegarem Carolyn (Lili Taylor) e Roger (Rob Livingston) reparam que algumas coisas estranhas começam a acontecer, mas só algum tempo depois é que contactam os famosos investigadores paranormais Lorraine (Vera Farmiga) e Ed Warren (Patrick Wilson) para examinar a sua propriedade. Os Warrens deparam-se com uma assombração satânica que tem como alvo a família que habita naquela casa.

Já o segundo filme, baseado novamente numa história verídica, volta a seguir os investigadores paranormais Lorraine e Ed Warren mas desta vez em 1977, numa viagem até Londres, onde uma mãe solteira, Peggy Hodgson (Frances O’Connor) afirma que algo maligno vive em sua casa. Quando Lorraine e Ed tentam ajudam a filha mais nova de Peggy, (Madison Wolfe), que começava a mostrar sinais de possessão demoníaca, apercebem-se que agora são eles os alvos destes espíritos.




 

BEAUTIFUL BOY

Baseado nos livros Beautiful Boy: A Father's Journey Through His Son's Addiction, de David Sheff, e Tweak: Growing Up on Methamphetamines, de Nic Sheff, este drama biográfico segue a relação entre David Sheff (Steve Carell), um jornalista do The New York Times, e o seu filho Nic Sheff (Timothée Chalamet), um usuário de metanfetaminas. David, quando descobre que o seu filho mais velho sofre de um grave problema com drogas e que todos os progressos na clínica de reabilitação acabam em recaídas constantes, investiga a fundo a toxicodependência pois tem esperança que, ao perceber a doença, consiga ajudar realmente Nic. Em 120 minutos, conseguimos ver as duas perspetivas do que é todo o processo de recaídas e recuperação e como isso afeta uma família que lida com o vício durante anos.


 

NEVER RARELY SOMETIMES ALWAYS

Este drama, escrito e dirigido por Eliza Hittman, leva-nos para dentro do mundo de Autumn (Sidney Flanigan), que misteriosamente engravida e se vê obrigada a abortar. Ela e a sua prima e melhor amiga Skylar (Talia Ryder) embarcam numa viagem da Pennsylvania, onde Autumn é confrontada com uma legislação conservadora para mulheres que procuram o aborto, até Nova Yorque. O filme segue o vínculo entre Autumn e Skylar, um que apenas mulheres podem sentir, pois enfrentam juntas a opressão de uma sociedade patriarcal e o “direito” que os homens sentem sobre o corpo feminino. Um filme espetacular feito em apenas 101 minutos.




LUZES, CÂMARA E AÇÃO! A vossa sessão de cinema começa agora!



Autora: Beatriz Ferrão

Revisão: Ana Paula Ribeiro

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page