top of page

Parabéns ao EçaNews...

-Escrevendo contra a corrente...

Pela segunda vez consecutiva, e esperemos que não haja duas sem três, para não atraiçoarmos o ditado, o EN, foi galardoado.

Para lá da alegria, justificada e a merecer aplauso, porque é o reconhecimento do meio pela qualidade da obra, importará, talvez, alargarmos as expetativas, e vermos o potencial dos alunos do Agrupamento, naquilo que empreendem e gerem.

Essa é, a meu ver, a grande marca diferenciadora a continuar e a aprofundar. Fazer dos produtos genuínos, verdadeiros laboratórios de criação e experimentação de competências variadas, implica que respeitemos essa matriz, mas, ao mesmo tempo, que entremos nesse tempo especialíssimo de curiosidade, de atenção aos sinais dos tempos e de exercício sadio da dissonância com o que vai acontecendo à nossa volta.

Sem essa dose de crise, no melhor sentido da palavra, que é povoar a escola e a sociedade com leituras críticas e diversificadas, no respeito pelos valores da liberdade de informação, opinião e expressão, nada justificaria o empenho e o mérito, agora premiado, de quem fez do EN uma voz dos jovens alunos aprendentes num espaço que se requer, também, de jovens de adultos ensinantes.

Não creio que a lucidez e o génio dos aprendentes suportassem o ditado vulgar dos donos do saber, como no passado. Foi esse movimento de mudança, consagrado nas aprendizagens novas que o mundo nos oferece e que os educadores ajudam a descobrir, orientando pacientemente cada um daqueles na busca ou pesquisa, que ditaram esta nova abordagem ao mundo e ao conhecimento.

Nos nossos dias, de resto, todos somos, simultaneamente, aprendentes e ensinantes, no conceito referido. Quem ousará pôr em causa que esse é um desafio incontornável?

Parabéns à equipa do EN e a quem, em toda a comunidade educativa, acredita nessa dimensão da aprendizagem! Lisboa, 31-10-22- Acúrcio

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

UBUNTU – Eu sou porque tu és

No final do 1.º semestre e no início do 2.º, desenvolvemos na nossa escola duas semanas UBUNTU. A primeira semana foi para turma 7.ºA e a segunda para alunos do 7.º ao 10.º ano das escolas Eça de Quei

As entrevistas convenientes…

O regime que nos rege e nos desgoverna , no dia a dia, porque governar é bem diferente do modelo constitucional exemplarmente desenhado pelos constituintes de então( não sei se os de agora teriam ta

Desejos ou ilusões?...

Um dia destes, relativamente próximo, as nossas vidas, o normal curso da vida escolar, vão fazer escolhas. Bem sei que não é normal, muito antes do ato, publicitarmos equipa e projeto de intervenção.

bottom of page