top of page

O Crime em Portugal

O crime em Portugal é, geralmente, reduzido quando comparado com o dos outros países. O mesmo começou a ser registado a partir de 1993 e, desde então, o seu número de ocorrências tem vindo a decrescer ano após ano.

De acordo com a PORDATA, o número total de crimes registados em Portugal decresceu de 307.333 para 298.797, em 1993 e 2020, respetivamente. Em 2020, 2,4% dos crimes tratava-se de furto a edifícios comerciais ou industriais, 3,1% de furto a residências, 7% de furto a veículos motorizados e, sendo o crime mais comum em Portugal, 7,8% (23.439) trata-se de casos de violência doméstica.

Embora estes valores pareçam elevados, quando comparados com outros países, como por exemplo, os EUA ou o Afeganistão, eles são insignificantes e, por isso, segundo a Global Peace Index, em 2022, Portugal é classificado como o 6.º país mais seguro do mundo, obtendo um resultado de 1.301 no índice de segurança, enquanto os EUA e o Afeganistão obtêm um resultado de 2.44 e 3.55, respetivamente. Além disso, os valores referidos anteriormente têm tendência para diminuírem ainda mais pois o crime geral em Portugal, em 2020, registou uma queda de 11%, face a 2019.

Ultimamente, tem-se visto muitas mais notícias sobre crimes em Portugal do que nos anos anteriores. No entanto, acredito que este acréscimo não provém necessariamente do aumento do número de crimes, mas, sim, do desenvolvimento das comunicações.


Posts recentes

Ver tudo
UBUNTU – Eu sou porque tu és

No final do 1.º semestre e no início do 2.º, desenvolvemos na nossa escola duas semanas UBUNTU. A primeira semana foi para turma 7.ºA e a...

 
 
 
As entrevistas convenientes…

O regime que nos rege e nos desgoverna , no dia a dia, porque governar é bem diferente do modelo constitucional exemplarmente desenhado...

 
 
 

Comments


Obrigada pela tua atenção!

EçaNews

Caso queiras colaborar, ou fazer parte da equipa, envia-nos uma mensagem para o email abaixo com os seguintes requisitos:  
Nome (primeiro e último),
ano e turma. Ou ainda podes preencher o formulário que se encontra nos contactos.

ecanews@queiroz.pt
  • Instagram
  • Facebook
  • Spotify
  • Youtube
bottom of page