A importância da literatura
- Carolina Pereira, 11.º E
- 31 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Cada vez mais, nos tempos de hoje, se observa o desinteresse dos jovens pela literatura. Se pensarmos nos diferentes géneros de leitura, podemos verificar que nem os mais comuns, como os livros de ação, banda desenhada, aventura ou até mesmo comédia cativam os adolescentes. Toda esta natureza literária foi substituída pelas novas tecnologias fazendo-os perder o proveito da literatura.

As novas modernices, sem dúvida, que são vantajosas e possibilitam uma melhor comunicação, aprendizagem e uma maior cultura, no entanto esse benefício só é conveniente se tiver o seu uso adequado. O aproveitamento que os jovens fazem das novas tecnologias, gira em torno dos jogos, das redes sociais, das mensagens, e não do conhecimento nem da cultura. Por exemplo, a maior parte opta por ir jogar um jogo, ao invés de ler um livro. Posto isto é visível a razão pela qual os jovens não se interessam por ler. Todavia, o que eles não sabem é que é através da leitura que se desenvolve o nosso ser e se constrói a nossa personalidade. Torna-se difícil de explicar aos mais novos a importância do hábito de leitura, pois é como se nem soubessem da existência dos livros. A falta de interesse é preocupante porque é a partir dos livros que se alarga o conhecimento, as vivências, o vocabulário e a escrita. Por exemplo, a leitura pode possibilitar uns melhores resultados tanto na escola, como, mais tarde, no trabalho e é triste assistir a este desaparecimento da cultura, por falta de interesse por parte da geração recente.
Por fim, concluo que a literatura é importante não só por nos possibilitar um melhor conhecimento, mas porque faz despertar outros dos nossos sentidos, principalmente o nosso espírito crítico.
Comments