Desporto ou Dinheiro
- Afonso Ferreira, 12.º E
- 31 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

O Mundial é um evento que acontece de quatro em quatro anos no qual as melhores seleções do mundo se defrontam para conquistar um dos troféus mais cobiçados pelos jogadores, fãs e seleções. E como funciona este torneio? Numa fase inicial, a FIFA, organização que trata do Mundial, escolhe quem será o anfitrião e depois faz-se um sorteio, a partir do qual se formam oito grupos de quatro, que irão jogar entre si, e os dois primeiros classificados passam para a fase eliminatória, que começa nos dezasseis avos, na qual se irá fazer apenas um jogo e quem ganhar passa para os oitavos, até à final em que duas equipas se defrontam para só uma levar o troféu para a pátria.
A grande polémica que tem havido este ano deve-se ao facto de o Mundial ter sido realizado no Qatar, país cuja seleção nunca esteve presente neste torneio, e diz-se que o Qatar pagou biliões à FIFA para ser o anfitrião deste ano, já que, assim, teria mais visitantes. O pior foi que, durante a construção de estádios e outras infraestruturas para o Mundial, houve a denúncia de vários casos de escravatura de emigrantes.
O jornalista britânico Robert Booth fez um minidocumentário no qual falou com vários homens que estavam a trabalhar na construção dos estádios e houve relatos de que os seus chefes lhes tiraram os passaportes e só lhos devolveriam quando as construções estivessem todas acabadas. Para piorar a situação, no jogo de abertura, em que se confrontam sempre o anfitrião contra outra equipa (Equador) do seu grupo, houve a notícia de que o Qatar tentou pagar aos jogadores do Equador para perderem o desafio, mas estes não aceitaram e ganharam 2-0.
Assim, os adeptos ficaram um pouco hesitantes e desconfiados com as escolhas da FIFA e vários jogadores fizeram protestos face à situação que se passou e ainda passa.
Comments