top of page

A importância do consumo consciente

Para o Ministério do Meio Ambiente, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, quotidiana e solidária do cidadão para garantir a sustentabilidade da vida no planeta. É ampliar os impactos positivos e diminuir os negativos causados pelo consumo dos cidadãos no meio ambiente, na economia e nas relações sociais.

O consumo excessivo e por impulso aumenta o rápido descarte dos produtos que gera um aumento da quantidade de lixo, o que leva ao aumento da poluição dos solos, dos oceanos e da atmosfera. Como consequência do consumo excessivo, dá-se o aumento da produção. A produção, sobretudo em massa, é responsável pelo aumento da poluição do ar e da atmosfera, do descarte de resíduos poluentes no meio ambiente, entre outros danos ao planeta. Este consumo excessivo é fortemente motivado, por exemplo, pela indústria do fast fashion e pela popularização das micro-trends.

A produção da maioria dos produtos que consumimos representa também uma ameaça à vida do nosso planeta pois requer gasto de recursos naturais, alguns não renováveis, e outros que, mesmo sendo renováveis, não têm capacidade de se renovar à mesma velocidade a que nós os consumimos. É certo que, se continuarmos no atual padrão de consumo, em menos de cinquenta anos serão necessários dois planetas Terra para suprir as nossas necessidades básicas.

Além de ajudar o ambiente, consumir de forma consciente traz melhorias ao nível da saúde, da qualidade de vida e económicas, como por exemplo, comprar roupa ou produtos em segunda mão, preferir a utilização de documentos em suporte digital evitando imprimir, não deixar a água a correr quando não estiver a ser necessária e reaproveitá-la sempre que possível, optar por eletrodomésticos de baixo consumo energético e utilizar transportes públicos, bicicleta ou andar a pé sempre que possível.

Uma forma de nos tornarmos consumidores mais conscientes é, sempre que compramos algo, refletirmos sobre as seguintes perguntas: Porque estou a comprar? O que estou a comprar? A quem estou a comprar? Como vou descartar?

Outros exemplos práticos de consumo consciente que podemos adotar no nosso dia a dia são: reduzir a compra de sacos e embalagens de plástico ou produtos embalados nestes, preferir comprar produtos cujas empresas que os produzem tenham uma política de produção sustentável, não comprar em excesso ou por impulso, reciclar o lixo, reduzir o lixo e fazer doações, não deitar lixo para o chão, mar/rio ou sarjetas de passeio e sumidouros e reduzir o consumo de plástico optando, sempre que possível, por produtos de outos materiais.

Concluindo, o futuro, não só do planeta Terra, mas também a capacidade de as gerações futuras habitarem nele está nas mãos do consumo consciente e na mudança dos nossos hábitos.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

UBUNTU – Eu sou porque tu és

No final do 1.º semestre e no início do 2.º, desenvolvemos na nossa escola duas semanas UBUNTU. A primeira semana foi para turma 7.ºA e a segunda para alunos do 7.º ao 10.º ano das escolas Eça de Quei

As entrevistas convenientes…

O regime que nos rege e nos desgoverna , no dia a dia, porque governar é bem diferente do modelo constitucional exemplarmente desenhado pelos constituintes de então( não sei se os de agora teriam ta

bottom of page