top of page

Visita a Gouveia - EMRC

  • Clara Nunes
  • 7 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

Foi na terça-feira, dia 9 de novembro, que o grupo de moral iniciou a sua jornada a Gouveia - cidade junto à Serra da Estrela. Foram quatro dias muito bem passados com um grupo maravilhoso que se formou.

Apesar do frio que se fez sentir nesta região, tivemos a sorte de todos os dias serem de céu azul e bastante soalheiros.

Conhecemos pessoas maravilhosas, como o Padre Carlos Jacob, que nos recebeu calorosamente no seu seminário e com o qual pudemos contar para tudo o que precisássemos e conversar principalmente sobre um dos seus maiores feitos de vida, a sua missão em Moçambique. Conhecemos também o presidente de junta de freguesia mais jovem em Portugal, Marcelo Almeida Santos, (22 anos), Presidente da Junta de Freguesia de Gouveia que nos foi acompanhando durante toda a nossa estadia e que nos ensinou que para se ser presidente, é imprescindível ter amor à terra.

Todos os dias saíamos do seminário para ir à descoberta das maravilhas de Gouveia. No primeiro dia, fomos até ao cimo da serra da Estrela que apesar de se encontrar descoberta de neve, estava linda e com paisagens deslumbrantes. No segundo dia, fomos de Gouveia à freguesia de Melo, onde caminhamos cerca de 8,5km e visitámos o museu etnológico de Melo. Já nos restantes dias, fomos conhecer a fundo grande parte da cidade de Gouveia e a sua História. Passámos por Linhares, freguesia de Celorico da Beira, onde visitámos o seu Castelo e contemplamos uma das vistas mais bonitas de Portugal. Visitámos um centro de proteção de animais selvagens. Plantámos árvores com o apoio e experiência do engenheiro Hugo. E, no último dia, os bombeiros de Gouveia dispuseram-se a encontrar-se connosco para nos darem uma aula de suporte básico de vida.

Devido à dedicação, simpatia e disponibilidade das pessoas que nos acompanharam e guiaram, aprendemos muitas coisas interessantes e enriquecedoras.

Todas as noites fazíamos reflexões. Às vezes, com base em excertos de filmes, dos quais retirávamos várias lições. Desta forma, comentávamos e partilhávamos diversas experiências de vida. Foi em consequência deste ambiente de partilha, que o grupo ficou a conhecer-se melhor, unindo-se naturalmente, e passando muitos de nós de desconhecidos a amigos.

Foi sem dúvida uma experiência fantástica completamente diferente da rotina escolar, que nos deu a oportunidade de, de um momento para o outro, mudar de ambiente, aliviar o stress do dia a dia e conhecer pessoas incríveis.


Lê alguns testemunhos de alunos que estiveram na visita: https://padlet.com/jcxvcy42r9/4cfqwzx6t1m9ed9n


Texto: Clara Nunes, 12.ºH2

Revisão: Dinis Marques


Comments


bottom of page