Tradições de Natal nos quatro cantos do mundo
- EçaNews
- 7 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
As tradições de Natal mudam muito de país para país. Neste artigo irei apresentar algumas dessas tradições . Irei referir tradições de Natal de um pais de cada continente (com exceção do continente da Antártida).
Ásia - Filipinas
Segundo a tradição chinesa, ao completar nove missas, os filipinos podem pedir um desejo,. A Noche Buena, celebrada após a Missa do Galo, é uma comemoração familiar que acontece dia 24 de dezembro. Nesse dia, as famílias filipinas reúnem -se para a ceia de Natal cujo prato principal é o hamón.

América - México
As Posadas , tradição natalícia, consistem na realização de 9 procissões, nas quais se encenam a história de Maria na procura de um abrigo para dar à luz o menino Jesus. Pelas ruas de diversas cidades do México, crianças vestidas de carneirinho e adultos carregam as imagens de Maria e José. Em cada noite o ritual termina numa festa com comidas tradicionais, incluindo ponche quente, buñuelos (massa doce frita)
As piñatas, grandes peças de barro ou de papel recheadas de doces, penduradas no teto e estouradas com bastões pelas crianças, são um dos momentos mais divertidos destas celebrações. Algumas das cidades para ver as Posadas são: San Miguel de Allende, em Guanajuato; Ajijic, em Jalisco; Taxco, em Guerrero; Santiago de Querétaro, em Querétaro e na Cidade do México.

África - Angola
O Natal nos países africanos de língua oficial portuguesa, assemelha-se muito ao Natal português. Durante a consoada em Angola bebe-se Quiçângua, Caporroto e Kimbombo, bebidas tradicionais e caseiras feitas à base de cereais . Para além do peru tradicional, conficionam pratos à base de mandioca.
Europa - Itália
Em Itália, a diferença em relação aos costumes natalícios portugueses , é que ao lado do Pai Natal se juntam duas figuras femininas: Santa Lucia (uma santa que perdeu a vista) , costuma trazer presentes às crianças na noite de 12 para 13 de dezembro e a velha senhora, Befana (que significa bruxa),que voa de casa em casa para encher as meias das crianças boazinhas com muitos doces e as das crianças mal-educadas com muito carvão.

Oceânia - Fiji
Em Fiji, o dia 25 de dezembro é feriado nacional. Duas semanas antes do Natal, as pessoas começam a reunir- se em casas da comunidade para cantar canções de Natal. Em Fiji, as mulheres realizam a tradicional dança Meke, enquanto os homens fazem uma dança com Make wes. Os fijianos passam a véspera de Natal na Missa do Galo e, de seguida, as crianças esperam ansiosamente pelo Pai Natal. Tanto na véspera como no dia de Natal os fijianos cozinham os seus alimentos favoritos em um ‘lovo’ (um forno cheio de pedras quentes fora das casas) e visitam familiares para partilhar as refeições.
*Este artigo foi uma compilação das informações de trabalhos realizados no ano passado pela turma 4ºA da EBPN, da Prof. Jacinta Oliveira e de informações extras encontradas na Internet.
Revisão: Prof.ª Eulália Andrade
Commenti