Reportagem: Parlamento dos Jovens
- EçaNews
- 5 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
O EçaNews esteve no passado dia 29 de Março, a cobrir um momento importantíssimo para a nossa democracia. Num evento que contou com dezenas de escolas e mais de uma centena de jovens deputados, portugueses. Esta sessão contou com vários momentos, desde uma breve conversa com o deputado Luís Reis, à apresentação de ideias e posterior discussão sobre as mesmas. Passando por assuntos como: a cidadania e a sua importância.
Como construir uma Europa mais forte e coesa? Qual é o impacto que as fakenews têm na abstinência? Como é que a desinformação tem influenciado no desenrolar do conflito de leste? O porquê de se discutir pouco as fakenews no parlamento? Desinformação VS Corrupção. Que medidas seriam eficazes para combater este fenómeno, que são as fakenews? Qual a influência das fakenews na economia do país?
Tivemos ainda a oportunidade de falar com diferentes participantes desta interessante sessão e recolher alguns testemunhos.
Da Escola Gago Coutinho: “O meu nome é Gonçalo, a experiência do parlamento dos jovens este ano está a ser bastante interessante. É a minha primeira vez e está a correr bastante bem, é mais uma demonstração do facto de sermos uma geração que para além das palavras também é de ação”.
Da Escola Secundária do Arco Íris: “O meu nome é Vasco Ruela. A participação neste projeto é bastante importante, ainda por mais este ano com um tema extremamente atual e importante para a nossa sociedade, que tem influenciado um leque bastante vasto de situações. É também de destacar que isto é mais uma prova de que nós não precisamos de esperar os adultos para agir e podemos com iniciativas como essas, fazer a nossa parte”.
Texto: Nuno Sampaio


No dia 28 de março realizou-se na Eça de Queirós, um encontro do Parlamento dos Jovens.
Contámos com vários alunos de várias escolas do nosso país, que vieram para falar das suas propostas, debater medidas/soluções para combater as Fake News que é o tema deste ano. E ainda, conhecer outros jovens deputados de várias idades.
O EçaNews entrevistou alguns jovens deputados e os seus respetivos professores/mediadores, durante as entrevistas podíamos notar o entusiasmo, e na forma como falavam era cheia de interesse.
As respostas às seguintes perguntas foram diversas.
EçaNews: Se tivesses de descrever o teu projeto em uma palavra, qual seria?
“Incrível”; “Diverso”; “Revolucionário”; “Inovador”; “Complicado”; “Justiça”; “Cidadania”; “Educação”; “Seguro”; “Preparação”; “Oportunidades”;
EçaNews: Qual é a importância de projetos como este, e em que consiste?
“Boa iniciativa para os jovens poderem dar a sua opinião sobre estes temas da atualidade, e tentarem ao mesmo tempo encontrar soluções para problemas que nos afetam a todos.”
“A importância é muita, Portugal é um dos países da europa mais afetado por Fake News.”
“Este projeto está a incentivar vários jovens a perceber mais de política, que é um tema que incomoda muita gente.”
“Projeto muito importante, ajuda-nos a perceber todo o trabalho que políticos têm, como é difícil fazer com que alguma coisa seja eficaz e importante na sociedade.”
“Cada vez mais temos fontes de acesso a notícias, ou seja, faz com que haja mais fake news. Este projeto não afeta só jovens, mas sim todas as faixas etárias.”
“A importância deste projeto é enorme, eu por exemplo vejo muitas fake news nas redes sociais. Queria fazer algo quanto a isso, queria debater sobre o tema, para arranjar soluções para combater as fake news com justiça, e o mais rápido possível.”
“Este projeto consiste em alertar os jovens sobre as fake news, e adotar medidas para combatê-las.”
EçaNews: De que forma é que vocês contribuem para o projeto? Quais são os papeis que os vossos professores têm neste projeto?
“Os professores sempre nos apoiaram”; “Guiam-nos”; “Os professores ajudam-nos e orientam-nos, mas nós os alunos fazemos e criamos as nossas medidas, ideias, soluções, e conforme surgem, os nossos professores validam e corrigem sem tirar a sua essência.”
“Os professores ajudam na parte técnica e a consciencializar-nos das normas.”
Pergunta para os alunos da Eça de Queirós:
EçaNews: Sentem-se orgulhosos/as da vossa escola ser a embaixadora do Parlamento Europeu?
“Sinto um orgulho enorme” “Sim!”
Texto: Maria Inês Curto
Comments