O exercício pleno da cidadania
- Raquel Pires
- 26 de fev. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 7 de jul. de 2021
Após uma leitura atenta da primeira edição do EçaNews, dei por mim a constatar o óbvio. Estava, estávamos, perante um exemplo vivo e salutar do que, enquanto mãe e professora, considero ser uma das áreas fundamentais da educação - a cidadania, em exercício pleno e de viva voz.
Num mundo em permanente mudança e com desafios constantes, numa democracia e num estado de direito cada vez mais ameaçados, intervir é necessário. Mas tal intervenção pressupõe a formação de cidadãos informados, conscientes, responsáveis e socialmente ativos.
Nas palavras de Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência, “a educação não transforma o mundo. A educação muda as pessoas. As pessoas transformam o mundo.” Daqui decorre a ideia de que uma das funções da escola é ensinar os seus alunos a ler o mundo para então o poderem transformar e melhorar, enquanto cidadãos.
Ora, esta iniciativa cumpre integralmente tal objetivo. Incentivando à reflexão e ao posicionamento crítico, cria nos alunos hábitos de exercício de uma cidadania plena que, do contexto escolar, virá certamente a estender-se a patamares mais abrangentes. É afinal através de iniciativas como esta que poderemos assegurar que a próxima geração se encontrará preparada para enfrentar os desafios que se lhe colocarão num futuro próximo.
Obrigada ao projeto EçaNews e a todos os que nele participam pelo muito que contribuem e contribuirão para o sucesso de tal missão.

Texto: Raquel Pires
Edição: Matilde Silva
Revisão: Ana Paula Ribeiro
Kommentare