Será a escola uma fonte de saber ou uma obrigação para os jovens de hoje em dia?
- Maria Ferreira 12E
- 7 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
Desde o início da existência das escolas/instituições de ensino que estas têm o objetivo de educar os cidadãos do mundo. Em tempos apenas usado por membros do clero, mais tarde por elites, mas hoje, felizmente, nos países do ocidente, por todos.
Contudo, nos tempos que correm, muitos esquecem-se do caminho árduo que se percorreu até haver tal igualdade e cria-se a disparidade entre alunos que veem a escola como fonte de saber e os outros que a encaram como obrigação.
Na minha opinião, a escola é, sim, uma fonte de saber e abre-nos, sim, muitas janelas para o futuro, já que, por exemplo, nesta nossa realidade, quem não tem escolaridade encontra-se no desemprego e sem fonte de rendimento, o que é, claramente, insustentável para a vida do ser humano.
A verdade é que, por outro lado, o ensino em Portugal tem muitas falhas, entre as quais, por exemplo, adaptar-se aos interesses e gostos de cada jovem, sendo um ensino muito geral, quando devia ser mais flexível como nos Estados Unidos da América onde não há áreas, apenas disciplinas que permitem aos alunos uma maior oferta de profissões, contrariando um mal do futuro que é verem-se obrigados a trabalhar no que não gostam.
Em suma, a escola é das etapas mais importantes na vida de um jovem e já que, por instâncias da vida, todos seremos obrigados a frequentá-la, pelo menos que tentem que esta seja uma boa experiência para todos.
Comments