Mudanças
- Margarida Silva 12C3
- 7 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
Infelizmente, a pandemia causou muitos danos, em todo o mundo, por diferentes razões. Obrigou-nos a mudar hábitos e rotinas, e tivemos de nos habituar a outra realidade, uma realidade que não era a nossa.
Durante a fase mais crítica, tudo mudou rapidamente. De repente, fazíamos tudo em casa e todas estas mudanças levaram a várias outras mudanças no ser humano.
Nas crianças e adolescentes, em fase de crescimento e desenvolvimento, notou-se uma grande dificuldade no relacionamento com as outras pessoas, uma vez que, em casa, as únicas pessoas com quem tinham de se relacionar eram os seus familiares mais próximos.
No entanto, em muitas casas, as famílias passaram a estar mais tempo juntas e, consequentemente, a partilhar e a criar memórias juntas, o que acabou por ser benéfico para muita gente. Como em todas as situações existe o outro lado da moeda e, claro, este tempo todo passado em família, trouxe algumas separações, por parte de pessoas que não se conseguiram adaptar a estas mudanças.
A nível económico e financeiro, a pandemia veio tornar mais evidente a pobreza, e muitas pessoas acabaram por ficar sem fonte de rendimento e, consequentemente, sem condições básicas para viver. Este é um dos setores mais difíceis de recuperar, uma vez que vai demorar anos.
Todas estas mudanças desestabilizaram a saúde mental das pessoas, o que fez com que esse fosse um tema debatido.
Posso assim concluir que a pandemia trouxe mais danos que benefícios, no entanto, conseguimos aguentar esta fase mais difícil na vida de todos.
Comments