Febre da Fama
- Miguel Cabrita 11C2
- 7 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
As redes sociais como o Tiktok, o Instagram e o Youtube, bem como a atenção dada por alguns canais televisivos a assuntos que não têm qualquer seriedade, transformaram a atual sociedade numa espécie de circo onde as pessoas se assemelham a palhaços que procuram atenção, notoriedade e fama a todo o custo.
Outrora, eram os grandes feitos que davam a notoriedade merecida à pessoa que os praticava, mas vivemos, agora, numa distopia em que todos querem aparecer e ser conhecidos, o que pode trazer grandes riscos e deve ser desmotivado por todos nós. Vemos, hoje, jovens dispostos a pôr a sua vida em risco para serem famosos na internet, como a tragédia que aconteceu com Archie, um jovem que morreu com o sonho de ficar viral, famoso, a fazer um desafio mortífero.
Outro exemplo da busca desesperada de ser conhecido é o de um jovem que se punha nos carris e esperava o comboio aparecer, saltando instantes antes de poder ser colhido pela carruagem, enquanto gravava o seu desempenho, com o único objetivo de alcançar a fama. Infelizmente, práticas destrutivas como estas quase parecem normalizadas nos dias que correm.
No entanto, não quero com isto dizer que já não há notoriedade por mérito. Vejamos o conhecido exemplo de Elon Musk, um engenheiro que desenvolveu a principal empresa de carros elétricos, bem como a principal empresa de exploração espacial. Musk trabalha para garantir a sustentabilidade e a prosperidade do ser humano, e é, por razões muito válidas, um dos homens mais famosos do mundo. Tudo o que contribua para o bem da humanidade deve ser a norma absoluta, no que toca a maneiras de alcançar o sucesso, e não se deve incentivar a fama, porque o incentivo gratuito causa situações de obsessão, que podem induzir à morte.
Por isso, em conclusão, eu defendo que haja um esforço para não se entregar a fama a quem não fez algo para a merecer, pois pode trazer consequências graves, como a morte de jovens facilmente influenciáveis. A fama deve ser concedida a pessoas que trabalham para o Bem e cuja notoriedade possa impulsionar, credibilizar e monetizar os seus esforços.
Comments