top of page

Eça Casa dos Horrores


Vamos falar sobre uma data muito horripilante, o Halloween. Provavelmente para alguns é a festividade preferida, como no meu caso, mas para podermos compreender o fim temos de saber o início.

Como tudo começou?

A origem do Halloween é muito mais antiga do que pensávamos, com mais de 3 mil anos tudo começou com o povo celta, que acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza. Os celtas comemoravam o dia Samhain o qual tinha duração de três dias, com início no dia 31 de Outubro, nela comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de Novembro. Acreditava-se que nesse dia os mortos se levantavam e apoderavam-se dos corpos dos vivos. Por esse motivo eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefactos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos. Mais tarde, durante a idade média, a igreja começou a condenar o evento e daí surgiu o nome "Dia das bruxas”.


A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça

A história desenrola-se por volta de 1790, no assentamento americano-holandês de Tarrytown, New York, num lugar chamado Sleepy Hollow. Ichabod Crane um magro, esguio e extremamente supersticioso professor de Connecticut, compete com o valentão Abraham “Brom Bones” Van Brunt, pela mão da jovem de 18 anos Katrina Van Tassel, filha única do rico fazendeiro Baltus Van Tassel. Quando Crane sai de uma festa na casa dos Van Tassel numa noite de Outono, é perseguido pelo “Cavaleiro sem cabeça”, um suposto fantasma de um soldado Hessiano (germânico) que teve a cabeça arrancada por um golpe de machado desferido por um dos soldados de seu pai. O fantasma “Cavalga até ao local da batalha numa procura noturna pela sua cabeça”. Ichabod desaparece misteriosamente da cidade, deixando a sua Katrina casar com “Brom Bones”. A natureza do cavaleiro sem cabeça é deixada em aberto, embora haja indícios de que seja na verdade “Brom Bones” disfarçado.


Na verdade, existem muitas versões da lenda, mas eu misturei duas delas. Uma passa-se na Escócia em 1538 e a outra vocês já sabem, apenas mudei a forma de como ele foi decapitado, esta versão é a da Escócia. Na versão americana, ele leva com uma bomba na cabeça na batalha da Revolução da América.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lidar com sentimentos

Todos os sentimentos que existem no mundo estão dentro de nós, alguns mais escondidos e outros mais à vista daqueles que nos rodeiam. É benéfico quando conseguimos transformar o que sentimos em palavr

bottom of page