Distúrbios Alimentares
- Margarida Jacinto 12E
- 20 de dez. de 2022
- 1 min de leitura
Na sociedade em que vivemos, existe uma grande preocupação com a imagem e com a estética. A intensificação do culto do corpo tem-se tornado uma preocupação geral, já que se tem vindo a refletir em transtornos alimentares em cerca de um por cento da população mundial, abrangendo pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias (de acordo com um estudo realizado pela Associação Americana de Psiquiatria).
Ainda que esses distúrbios sejam mais frequentes em pessoas do sexo feminino com faixa etária entre 12 e 25 anos (segundo a pesquisa efetuada pela NHS no Reino Unido), os distúrbios alimentares no sexo masculino têm vindo a aumentar drasticamente. Distúrbios como anorexia, compulsão alimentar, bulimia, entre outros, têm aparecido com mais recorrência devido aos Media, que cada vez mais evidenciam o corpo humano e, consequentemente, impõem conceitos como “padrão de beleza” e “corpo perfeito”. Todavia, estes transtornos não têm a sua origem unicamente devido ao culto excessivo do corpo e a todo o contexto sociocultural no qual vivemos, embora seja um fator significativo, estes também estão relacionados com fatores biológicos, psicológicos e genéticos.
Atualmente, continua a existir uma preocupação muito reduzida e ligeira em comparação com a dimensão e gravidade deste problema. Embora, por vezes, não consigamos ver que as pessoas ao nosso redor possam estar a passar por distúrbios como estes, se todos estivermos mais bem informados acerca desta problemática, de uma forma mais facilitada conseguiremos aconselhar algum tipo de acompanhamento psicológico e nutricional à imensidão de adolescentes que lutam contra estas doenças.

Comments