top of page

Alcançar o inalcançável

À medida que vamos crescendo, cresce connosco a ideia de que temos de ser perfeitos em tudo aquilo que fazemos, tornamo-nos mais exigentes em relação aos outros, ao trabalho, ao amor e ao mundo no geral. Do mesmo modo, somos alvo dessa exigência vinda de todos os lados ou, pelo menos, assim o sentimos. Exigimos ser bons alunos, amigos presentes, namorados exemplares, filhos perfeitos e por aí em diante.

É nesta tentativa de alcançar a perfeição que cometemos grandes erros. Olhamos algo dito perfeito como uma coisa que também gostaríamos de alcançar, sem nos apercebermos, muitas vezes, de como esse perfeito pode ser muito imperfeito. A busca desta perfeição imperfeita leva-nos muitas vezes à autoagressão, nas suas mais variadas formas, seja através de pensamentos de desvalorização, seja através de dano físico. Esta necessidade de perfeição que o mundo nos impõe ou que nós mesmos nos impomos, leva-nos a transformar uma ideia numa obsessão, entrando num caminho solitário, um caminho que nos afasta cada vez mais de nós mesmos e das coisas simples que nos fazem felizes. Vivemos para ter, para agradar, para chegar a algum lugar, sem nos apercebermos que cada vez mais rumamos à imperfeição.

É, por isso, importante desconstruir esta ideia de perfeição, aliviar a pressão que sentimos ao observar o sucesso daqueles que nos rodeiam e procurar uma identidade própria sem tentar seguir o exemplo dos outros, compreendendo a nossa individualidade e aceitando nossa diferença.



Posts recentes

Ver tudo
A Eça, para lá de si mesma...

Ontem, tive o privilégio de almoçar com o João Tomé, figura de capa do Agrupamento, durante muito tempo e bem, apesar de não ter...

 
 
 
Aprender a cuidar 2...

Há uns tempos, escrevi um texto, com o título “aprender a cuidar”, numa espécie de homenagem aos Mediadores da Parque das Nações que...

 
 
 

Comentarios


Obrigada pela tua atenção!

EçaNews

Caso queiras colaborar, ou fazer parte da equipa, envia-nos uma mensagem para o email abaixo com os seguintes requisitos:  
Nome (primeiro e último),
ano e turma. Ou ainda podes preencher o formulário que se encontra nos contactos.

ecanews@queiroz.pt
  • Instagram
  • Facebook
  • Spotify
  • Youtube
bottom of page