top of page

Abolição dos jardins zoológicos

A criação dos jardins zoológicos partiu da iniciativa de estudar e obter mais informação acerca das espécies mais peculiares e exóticas conhecidas. No entanto, qual é o propósito dos zoos atualmente?

Eu acredito que o fim dos jardins zoológicos apenas traria benefícios. Primeiramente, os animais poderiam regressar ao seu habitat natural e parariam de viver enjaulados num espaço ínfimo quando comparado com as suas proporções, como se verifica no caso dos golfinhos que não são capazes de nadar livremente nos seus tanques. Isto permitiria aos animais, com o passar do tempo e a devida monotorização, dependerem cada vez menos dos humanos até que conseguissem reaver por completo os seus instintos naturais de sobrevivência. Além disto, está comprovado por inúmeros estudos que a esperança média de vida dos animais que habitam no zoo é bastante reduzida em comparação com a dos animais selvagens da mesma espécie.

Admito que os zoos auxiliam na preservação de várias espécies em vias de extinção e contribuem para o entretenimento e sensibilização da população. É uma ótima maneira de alimentar a curiosidade e educar as crianças acerca da importância dos animais no nosso ecossistema. Apesar disto, continuo a defender a ilegalização dos zoos em prol da sua substituição por parques de vida selvagem, visto que esta é uma forma mais efetiva de preservar tanto a fauna, como a flora, sem que os animais vivam em condições precárias. Para mais, também é possível visitar estes parques e observar os animais no seu habitat natural.

Concluindo, no seguimento da citação de Charles Darwin “The love for all living creatures is the most noble attribute of man.”, não se justifica continuarmos a submeter os animais a vidas de enclausuramento quando temos a possibilidade de lhes proporcionar uma vida digna e desprovida de sofrimento.


Posts recentes

Ver tudo
A Eça, para lá de si mesma...

Ontem, tive o privilégio de almoçar com o João Tomé, figura de capa do Agrupamento, durante muito tempo e bem, apesar de não ter...

 
 
 
Aprender a cuidar 2...

Há uns tempos, escrevi um texto, com o título “aprender a cuidar”, numa espécie de homenagem aos Mediadores da Parque das Nações que...

 
 
 

Comentarios


Obrigada pela tua atenção!

EçaNews

Caso queiras colaborar, ou fazer parte da equipa, envia-nos uma mensagem para o email abaixo com os seguintes requisitos:  
Nome (primeiro e último),
ano e turma. Ou ainda podes preencher o formulário que se encontra nos contactos.

ecanews@queiroz.pt
  • Instagram
  • Facebook
  • Spotify
  • Youtube
bottom of page