top of page

Abandono Animal

Encontrei um animal abandonado. E agora?

Infelizmente há muitos animais abandonados e maltratados neste mundo, incluindo crias. Nós como defensores deste planeta temos que fazer tudo o que podermos para ajudar ao máximo, para que estes bichinhos tenham os cuidados e amor que precisam e merecem.

Há muitas situações desumanas para com os animais, tais como abusos, negligência, violência e abandono.

Muitas vezes quando vamos de férias ou mesmo perto de casa encontramos gatos ou cães abandonados, em caixas, no caixote do lixo ou mesmo a andarem pelo bairro. Muitas das vezes só queremos pegar no animal e levá-lo para casa, estou errada?

Sem sabermos muito como fazê-lo ou o que fazer se nos depararmos com essa situação, aqui estão formas de como podemos ajudar:

⦁ A primeira e coisa mais importante de todas a fazer é observar o animal com cautela, porque mesmo não sendo muito aconselhado, alguns donos deixam o gato passear pela rua e depois ele volta para casa, se for uma cria a mãe pode ter só ido buscar comida e mais tarde volta, no caso do cão é melhor aproximar-nos devagar e tranquilamente, abaixando devagar porque não queremos que ele rosne e/ou morda.

⦁ A seguir temos que providenciar um meio de transporte com petiscos para dentro do mesmo, para o podermos levar para o veterinário e se no caso ele tiver coleira para verificar os dados da família e a poder contactar.

Também é importante perceber o estado de saúde do animal.

No caso do cão, oferecer-lhe comida, tentar agarrá-lo suavemente e levá-lo para o veterinário é a maneira indicada, e fazer o mesmo, verificar o chip e a saúde.

⦁ Se o gato não possuir mesmo família uma opção é adotar, a outra dar a um amigo que tu sabes que lhe vai dar tudo aquilo que ele necessita ou pôr para a adoção, mas se tu escolheres adotá-lo vais ter que catfiy a tua casa com caminha, arranhadores e brinquedos. Fica sabendo que os gatos são muito territoriais principalmente com outros gatos, se eles não tiverem o seu próprio espaço eles vão ficar inseguros, se o cão também não possuir família poderá adotá-lo ou pô-lo num centro de acolhimento de animais.


Nós todos conhecemos aquela superstição de que os gatos pretos dão má sorte, mas o que não sabíamos é que uma fábula, um mito iria provocar atos tão preconceituosos, cruéis e desumanos perante estes gatos.

Em Sextas-feiras 13 e no Halloween, as pessoas costumam adotar gatos especificamente pretos como se os quisessem apenas para matá-los na noite de Halloween, eles também costumam ser assassinados para rituais satânicos e como acessórios de fantasia.

Em 2004 foi encontrada uma sepultura estimada em 9.500 anos de idade, que continha um esqueleto humano colocado perto de um gato que se assemelha ao gato selvagem do Norte de África (felis Silvestris lybica), Miacis significa raça mãe.

Os cães são considerados os primeiros animais domesticados e são descendentes dos lobos, várias culturas apresentam diferentes visões do cão, mas todas o tratam com respeito, considerando-o um leal companheiro ou até mesmo um deus.


Se quiserem podem ir a esta conta do Instagram que é sobre uma gatinha abandonada que teve um final feliz.

@yuni.verse


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lidar com sentimentos

Todos os sentimentos que existem no mundo estão dentro de nós, alguns mais escondidos e outros mais à vista daqueles que nos rodeiam. É benéfico quando conseguimos transformar o que sentimos em palavr

bottom of page