A importância da independência de Portugal em 1640, para os alunos da 6ºC e 6°D da EBPN
- 6ºC e 6°D EBPN (Orientados por Ana Paula Pires)
- 20 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Durante o mês de novembro, a turma do 6ºC e 6°D realizou um trabalho para comemorar o dia da Restauração da Independência. Este trabalho teve como objetivo identificar a visão dos alunos da escola sobre a importância do feriado do dia 1 de dezembro. A professora de Português e HGP do 6ºC e 6ºD, Ana Paula Pires incentivou os alunos a irem mais além do papel e caneta, e eles assim o fizeram. Estes alunos inovadores criaram na sala de aula um trabalho online, utilizando várias ferramentas digitais. A comunidade escolar, apenas teve acesso a este trabalho através de um QRcode.
Foram colocados vários QRcode nos corredores, bar, recreio e átrio da escola, para que todos os alunos do 3º ano ao 8ºano, tivessem acesso ao trabalho e oportunidade de participar no mesmo e desta forma se realizasse um trabalho colaborativo entre ciclos.
Os alunos, professores e até mesmo assistentes operacionais tiveram que proceder da seguinte forma:
· 1-Ler o convite realizado no Canva
· 2-Abrir o QRcode através do telemóvel;
· 3-Explorar o Painel interativo desenvolvido no genially;
· 4-Consultar a informação;
· 5-Visionar um documentário;
· 6-Ouvir o Hino Nacional;
· 6-Responder com apenas uma palavra à pergunta “O que é para ti a Independência”, que foi desenvolvida no Mentimeter.
· Para finalizar o projeto de aula dos alunos do 6º C e D, as respostas à questão foram reunidas e formou-se um mural no Mentimeter e um vídeo no CapCut
Acreditamos que o SABER nasce da busca pelo conhecimento e da necessidade de acompanhar as mudanças. Este foi um trabalho que proporcionou a todos os alunos uma experiência dinâmica de aquisição de competências e conhecimentos.
Em suma: a essência resultou no saber, agir e evoluir.
Comentarios